Inauguração do Laboratório de Smart Grids do Cepel: passo importante para modernização do setor elétrico brasileiro

A cerimônia de inauguração ocorreu, no último dia 03, contando com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, dentre outras autoridades e executivos 

O Cepel inaugurou, no último dia 03, seu Laboratório de Smart Grids, o primeiro da América Latina com capacidade e versatilidade para pesquisa e ensaios que envolvam potência e representação de componentes de um sistema real.  Com investimentos da ordem de R$ 20 milhões, provenientes da Eletrobras, Petrobras e Projeto Meta (Banco Mundial e Ministério de Minas e Energia), o laboratório está implantado na Unidade Adrianópolis do Centro (Nova Iguaçu/RJ), onde se encontram alguns dos maiores laboratórios de alta tensão e alta potência do Brasil. 

O novo laboratório do Cepel contribuirá para a evolução tecnológica no uso e na geração de energia no segmento de distribuição, transmissão e comercialização de energia. Na infraestrutura, serão possíveis a definição e a avaliação experimental de requisitos de conexão que possibilitem integrar, de forma otimizada, elevados níveis de recursos energéticos distribuídos – como geração solar fotovoltaica distribuída, geração eólica, armazenamento com baterias e veículos elétricos plugáveis. O objetivo é assegurar mais controlabilidade às redes elétricas, mantendo sua confiabilidade e robustez. 

A cerimônia de inauguração contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que destacou o Cepel como centro de referência na América Latina e no mundo. O ministro também frisou o papel desempenhado pela instituição ao longo da história do setor elétrico brasileiro.  “A nossa transição energética começou há 50 anos, e o Cepel faz parte deste processo, quando iniciamos a construção de Itaipu. Logo depois criamos o Cepel e o nosso programa nuclear. Nessa ocasião, já acreditávamos na bioenergia, com o Proálcool. Hoje, estamos colhendo os frutos disso com a nossa matriz elétrica limpa, renovável e sendo uma referência para o mundo. O mundo quer chegar, daqui a 20/30 anos, no que somos hoje. Mas isso não nos leva a deitarmos em berço esplêndido. Temos um compromisso muito grande com a nossa sociedade e, principalmente, com as gerações futuras. É por isso que é tão importante a questão da modernização do setor elétrico. E, hoje estamos vendo aqui um passo nesse sentido. […] Estou muito feliz de ter visitado o Cepel. Muito obrigado pela recompensa que vocês me dão no exercício do cargo de Ministro de Minas e Energia”. 

Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, não pode comparecer à cerimônia, mas, em mensagem de vídeo, prestigiou o evento, afirmando que a inauguração do laboratório é um fato relevante para a inovação no setor elétrico brasileiro. “Nós temos 87 milhões de consumidores e teremos que trocar 87 milhões de medidores para modernizar o setor, colocar o medidor inteligente para fazer a medição. Esse medidor é o item que coleta todas as informações que serão transmitidas na rede elétrica.  Rede que está se transformando numa verdadeira internet da energia, pois, transporta elétrons e agora passará a transportar também dados. E com tudo isso nós vamos alcançar o que desejamos: a melhoria da qualidade no fornecimento de energia elétrica para cada cliente deste país”. 

Presente no evento, o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, também considera o novo laboratório um feito importante para a modernização do setor. “É mais um passo para fortalecer o Cepel, que vem contribuindo, ao longo de toda sua história, para a modernização do setor elétrico brasileiro, através de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias. Esse laboratório vem em um momento totalmente aderente ao que vem sendo tratado na modernização do setor elétrico. Teremos um setor cada vez mais integrado, descentralizado, com o consumidor tendo um papel cada vez mais ativo no setor. Esse laboratório vai exatamente ao encontro dessa pauta de modernização. […] Certamente vai trazer grandes resultados para o Cepel, para a Eletrobras e, principalmente, para os consumidores de energia no Brasil”. 

Durante a cerimônia, o presidente do Conselho de Administração da Eletrobras, Ruy Flaks Schneider, afirmou que a inauguração do laboratório é motivo de júbilo. “Enriquece a todos. É um fator de incremento do acervo tecnológico da nossa sociedade. […] É auspicioso ver que isso foi atingido com valores locais, com competências locais. Através de conhecimento e persistência”. 

Já o diretor de Transmissão da Eletrobras e presidente do Conselho Deliberativo do Cepel,  Marcio Szechtman, destacou que vê como muita felicidade a conclusão do projeto do laboratório. “Acho que esse é um laboratório que pode abrir horizontes novos para o Cepel, em termos de geração distribuída, teste de equipamentos, interação com a indústria e tecnologia de ponta. É um grande marco do Cepel que está sendo realizado hoje”.   

O diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, assinalou que o novo laboratório, de fato, é uma ação estratégica do Centro, aderente à modernização do setor. “Uma modernização que requer um aparato tecnológico, de pesquisa, de tecnologia.  “Esta instalação faz parte deste aparato. Está alinhada com demandas que virão desta modernização”, ressaltou, acrescentando que mais de 60% dos R$ 20 milhões investidos na implantação da infraestrutura foram aplicados na aquisição de equipamentos. 

Representando o prefeito do município de Nova Iguaçu, onde o novo laboratório está localizado, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Mario Lopes, disse que a infraestrutura laboratorial do Cepel em Adrianópolis representa um fomento ao município. “Nova Iguaçu tem muito interesse em que o Cepel evolua e traga outros laboratórios para o município. E, inclusive, que outras empresas que possam fornecer materiais e que sejam clientes do Centro possam se instalar no entorno. Tudo que vier para o benefício e o desenvolvimento de Nova Iguaçu, a Prefeitura vai apoiar”, pontuou. 

Bento Albuquerque, Amilcar Guerreiro e o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp

O secretario de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Fernando Cid, também compareceu à cerimônia e afirmou: “É um orgulho muito grande para Nova Iguaçu, como seria para qualquer cidade, ter uma instituição como o Cepel em seu território, pelo que ela representa de excelência, inovação e pesquisa. Vale destacar também que esta unidade está em uma importante área ambiental, está no entorno da maior reserva de Mata Atlântica da Região Sudeste, uma área de proteção ambiental de Nova Iguaçu, que é a Reserva Biológica Federal do Tinguá. Então, trata-se da conexão de preservação, conservação e inovação tecnológica.” 

Pioneirismo 

Nesta primeira fase do laboratório, entra em operação a Bancada de Simulação em Tempo Real Power Hardware in The Loop (PHIL). Pioneira no Brasil, a bancada possibilita avaliar, simultaneamente, vários Equipamentos Sob Ensaio (ESE), interagindo com a representação em tempo real do sistema elétrico no qual serão conectados. Cria-se, assim, um ambiente representativo das condições reais de campo para verificar a operação dos ESE. 

Também já está operacional a área de ensaios para avaliação de conformidade com potência nominal de 300 kVA, maior capacidade nominal do Brasil.  Na área, é possível ensaiar, por exemplo, inversores do tipo centralizado, utilizando abordagem modular.  

“O laboratório permitirá inúmeras opções de pesquisa e prestação de serviços, trazendo benefícios concretos às empresas do setor de energia e contribuindo para o avanço tecnológico do Brasil, dentro do atual contexto de transição energética. Garantirá experiências práticas, antes realizadas apenas em modelos teóricos, e maior confiabilidade para o sistema elétrico nacional”, reiterou o diretor Amilcar Guerreiro. 

“Antigamente, nossas pesquisas eram mais para simulação. Agora, podemos verificar fisicamente o desempenho de equipamentos. O objetivo é, no final, manter a confiabilidade e robustez do sistema elétrico, com maior penetração de fontes renováveis, como solar fotovoltaica e eólica”, complementou o pesquisador Oscar Solano Rueda, responsável pelo Laboratório de Smart Grids do Cepel.  

Durante a cerimônia, Oscar fez uma rápida apresentação do laboratório, que, no futuro, também contará com microrrede híbrida em baixa tensão, com mix de gerações fotovoltaica e convencionais, um meter wall para ensaio de interoperabilidade de medidores inteligentes e uma estação de carregamento para veículos elétricos plugáveis. 

A cerimônia contou com a presença dos diretores que, juntamente com Amilcar Guerreiro, compõem a Diretoria Executiva do Cepel: o diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental, Orsino Borges de Oliveira Filho, o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Maurício Barreto Lisboa, e a diretora de Administração e Finanças, Consuelo Garcia.  Também estiveram presentes no evento o secretário de Energia Elétrica do MME, Christiano Vieira da Silva,  o  gerente executivo do Cenpes/Petrobras, Juliano Dantas, e a diretora do Cefet-Nova Iguaçu, Luane Fragoso, dentre outras autoridades e executivos. 

A inauguração foi transmitida ao vivo pelo Canal do Centro no Youtube. Clique aqui e confira.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo