Sistema IGS

ico-desce.png

IO Sistema IGS® se insere na linha de pesquisa denominada “Indicadores de Gestão de Sustentabilidade Empresarial” e tem como objetivos gerais apoiar a gestão da sustentabilidade, considerando as dimensões ambiental, social, econômico-financeira e de governança corporativa. O Sistema também apoia a elaboração dos Relatórios de Sustentabilidade (modelo GRI Standard) para comunicar os resultados das empresas às partes interessadas, sejam elas investidores, órgãos reguladores ou sociedade civil, coletando informações de diversas unidades operacionais e permitindo o acompanhamento do desempenho e a definição de ações de melhoria contínua. 

O Sistema IGS® é atualmente formado pelo IGS 2.0, o IGS-Relat e o Módulo IGS Analytics, e se comunica com o Emisfera – ferramenta desenvolvida pelo  Cepel  para cálculo de Emissões de Gases de Efeito Estufa. O IGS® pode se comunicar também com outros sistemas relacionados à Estratégia e Gestão Empresarial.

Figura 1 – Módulos do Sistema IGS e suas interações.

O IGS 2.0 coleta dados via internet e relaciona as informações armazenadas, produzindo sumarizações e relatórios, permitindo a realização de diversos tipos de análises, tanto para atividades operacionais (como geração, transmissão e distribuição de energia elétrica), quanto para atividades gerenciais das empresas.

Figura 2 – Interface do IGS 2.0

Atualmente, o sistema permite a coleta e análise de dados referentes à área de Meio Ambiente, P&DI, Sustentabilidade e Desempenho Empresarial, auxiliando no acompanhamento de metas e nos processos de tomada de decisão, incluindo acompanhamento de indicadores estratégicos, como os relacionados ao monitoramento da Agenda 2030.

O conjunto de dados estratégicos coletados pelo IGS 2.0 é significativo: são cerca de 300 indicadores coletados e monitorados por quase mil usuários do sistema espalhados pelo Brasil, em quase 400 unidades operacionais de geração (hidrelétrica, termelétrica, nuclear e eólica) e transmissão de energia elétrica. Esta amplitude e abrangência demandou um novo desenvolvimento no sistema ao longo dos anos de 2019 e 2020, denominado Módulo IGS Analítico, ou IGS Analytics, onde as informações coletadas podem ser depuradas, trabalhadas, e utilizadas de maneira a garantir uma melhoria do desempenho empresarial e um melhor posicionamento no mercado.

Utilizando métodos de Pesquisa Operacional, a solução baseia-se no emprego de métodos de previsão de séries temporais e na Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA) para a definição de metas para indicadores relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), no âmbito da Agenda 2030. A utilização de métodos de previsão é útil na definição de metas factíveis, baseadas no desempenho histórico, mas que consigam impulsionar planos de ação de melhoria contínua e que garantam uma contribuição efetiva da empresa para o alcance dos ODS priorizados.

Figura 3 – Exemplo de série histórica do consumo de energia elétrica no IGS Analytics

Figura 4-Exemplo de previsão de consumo de energia elétrica no IGS Analytics

Figura 5 – Empresas do benchmarking para aplicação da metodologia do IGS Analytics

As informações coletadas no IGS 2.0 também podem, além de alimentar o Módulo IGS Analytics, alimentar diretamente o IGS-Relat, agregando anualmente o que foi coletado em bases mensais, trimestrais ou semestrais no IGS 2.0. Assim, o IGS-Relat incorpora os dados quantitativos coletados ao longo do ano e necessários para preenchimento de indicadores no Modelo GRI Standard, utilizado para elaboração de Relatórios de Sustentabilidade ou Relatórios Integrados, podendo ainda coletar outros dados qualitativos e quantitativos.

Assim como o IGS 2.0, o IGS-Relat permite o cadastro de indicadores alinhados à estratégia da empresa, bem como com a definição de sua materialidade. No próprio IGS-Relat é possível definir diferentes materialidades para empresas subsidiárias ou unidades operacionais. Os indicadores são coletados na forma de fichas, podendo ser anexadas evidências e observações. O IGS-Relat, assim como o IGS 2.0, possui uma cadeia de homologação, que garante a rastreabilidade e confiabilidade das informações coletadas, e inclui as figuras do consultor e da asseguração.

Figura 6 – IGS-Relat

O IGS-Relat é utilizado há quase uma década por diversas empresas do Setor Elétrico Brasileiro, como fonte única de coleta de informações para seus Relatórios Anuais, Relatórios Integrados ou de Sustentabilidade, sendo também uma importante fonte de evidência para questionários DJSI, ISE/B3 e CDP. 

E-mail institucional

igs@cepel.br

Palavras-Chave

Sistema IGS®, Indicadores, Sustentabilidade Empresarial, ASG, estratégia empresarial

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo