EnglishPortuguese
ico-desce.png

Representação de usinas termelétricas e hidrelétricas

 

 

 

 

LIBS: Ambiente computacional modular unificado e integrado aplicado aos estudos de planejamento energético

Facilidade de edição e integração dos dados dos diferentes horizontes de estudo

LIBS é um ambiente computacional modular unificado e integrado para os modelos matemáticos desenvolvidos pelo Cepel para o planejamento energético de médio (NEWAVE), curto (DECOMP) e curtíssimo prazo (DESSEM). O ambiente consiste na padronização dos dados de entrada, de saída, das funcionalidades e das interfaces gráficas desses modelos, melhorando a automatização do tratamento dos dados e a integração entre os diferentes horizontes de estudo. Esta unicidade facilita, ainda, o aproveitamento das funcionalidades entre os modelos, agilizando seu desenvolvimento e evitando repetidas validações da mesma funcionalidade pelos grupos de trabalho.

Figura 1 – Interface gráfica Web responsiva (XLibs)

O ambiente computacional Libs é um desenvolvimento do Cepel, que conta com a parceria do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), para a modernização dos modelos oficiais utilizados no planejamento energético em termos de estrutura de dados, interface e programação. Além de atender às necessidades do Sistema Interligado Nacional (SIN), o ambiente pode ser utilizado em sistemas elétricos de diferentes países. A característica modular do LIBS também permite que sejam feitas modelagens específicas, sob demanda, para diferentes situações.

No ambiente LIBS estão inclusas formas usuais de execução através de programas executáveis, interfaces gráficas Web responsivas para auxiliar na edição dos dados, na execução em diferentes servidores (locais ou em nuvem) e também no tratamento de resultados através de dashboards com as informações mais relevantes, além de gráficos, tabelas e diagramas. Conta  com bibliotecas que podem ser incorporadas a scripts criados pelos usuários, proporcionando  maior flexibilidade no tratamento de dados de entrada e saída.

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Sem categoria
Skip to content