EnglishPortuguese
ico-desce.png

Programa VENTOS: previsão probabilística da geração eólica

A capacidade de previsão da geração eólica é fundamental para integração segura e econômica de aproveitamentos eólicos

O notável incremento da participação da geração elétrica de origem eólica verificado nos últimos anos é altamente positivo para a matriz energética. No entanto, dado o comportamento intermitente dos ventos, é necessário que a operação energética conte com programas computacionais capazes de fornecer previsões de curto prazo da geração eólica. O programa VENTOS fornece previsões probabilísticas da produção de empreendimentos eólicos, em um horizonte de até uma semana com discretização horária. A previsão é feita a partir de dados característicos das turbinas eólicas e do histórico de dados de vento/geração eólica disponíveis para os aproveitamentos.

O programa VENTOS fornece informações essenciais para a operação e a programação da operação de sistemas elétricos com expressiva presença de fontes eólicas. A versão atual do programa encontra-se integrada ao sistema ENCAD do Cepel, e as previsões da produção eólica fornecidas pelo programa podem ser exportadas em arquivos formatados segundo os requisitos do modelo DESSEM, de forma a avaliar a resposta do modelo frente a diversos cenários de geração eólica. O programa VENTOS também pode ser utilizado de forma integrada com o programa PLDPro, para a realização de estudos prospectivos de preços envolvendo os modelos NEWAVE, DECOMP e DESSEM.

Figura 1: Tela para acompanhamento da execução do programa Ventos

Figura 2: Tela de resultados do VENTOS.

Metodologia

A metodologia de previsão baseia-se no ajuste de modelos de regressão quantílica, especificados como modelos aditivos generalizados, nos quais a variável resposta é a produção horária de um empreendimento eólico, e as variáveis explicativas correspondem à soma de funções suaves (splines) dos respectivos valores horários da intensidade e da direção do vento. As previsões horárias ou semi-horárias da produção eólica, até 168 horas à frente, são obtidas por meio da aplicação dos modelos ajustados às previsões de velocidade de vento oriundas de modelos meteorológicos (Numerical Weather Prediction).

O programa conta com interface gráfica amigável, e todos os resultados gráficos e numéricos são exportados em formato texto e para planilha eletrônica pela sua interface.

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Sem categoria
Skip to content