• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Redes Elétricas

A Área de Redes Elétricas dedica-se ao desenvolvimento de programas computacionais para operação e planejamento de sistemas elétricos de potência, estudos especiais e treinamento.

  

Os programas computacionais desenvolvidos na Área, tais como ANAREDE (fluxo de potência), ANATEM (transitórios eletromecânicos), ANAFAS (cálculo de curto-circuito), HarmZs (análise de harmônicos), PacDyn (estabilidade a pequenas perturbações), FLUPOT (fluxo de potência ótimo), NH2 (análise de confiabilidade) e PLANTAC (planejamento da expansão da transmissão considerando o valor econômico da confiabilidade), atendem às necessidades de simulação para planejamento da expansão e da operação dos agentes que atuam no setor elétrico brasileiro. Além das empresas Eletrobras, o Centro provê programas computacionais para o MME-Ministério de Minas e Energia, ONS-Operador Nacional do Sistema Elétrico, EPE-Empresa de Pesquisa Energética e ANEEL-Agência Nacional de Energia Elétrica. Empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, estatais e privadas, são usuárias destes programas, além de consultoras e universidades. O Centro desenvolve ações de educação em engenharia, fornecendo versões gratuitas, com dimensões reduzidas, para universidades, além de apresentar seminários em universidades próximas de sua sede, no Rio de Janeiro.

  

Utilizando seu próprio software, o Cepel também desenvolve estudos especiais. O Centro participou dos estudos relacionados com os grandes aproveitamentos hidrelétricos da região Norte, como Madeira e Belo Monte, e da conexão com o Uruguai.

  

O Cepel oferece, anualmente, um Ciclo do Cursos voltado para o treinamento na utilização dos programas para planejamento da expansão e da operação de sistemas elétricos de potência. Engenheiros de todas as regiões do país têm a oportunidade de participar de cursos ministrados por instrutores experientes na utilização dos programas desenvolvidos pelo Centro. Treinamentos in-company, com ementas customizadas e utilizando casos reais do dia-a-dia da empresa contratante também estão disponíveis

 

Veja aqui informações sobre licenciamento e treinamento.

 

Linhas de Pesquisa