Bolsista do Cepel é premiado pelo Crea-RJ

Bolsista do Cepel é premiado pelo Crea-RJ

08-11-2019

O bolsista de doutorado do Cepel Thomas Moreira Campello receberá, no próximo dia 13, o VIII Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, concedido pelo Conselho de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), pela dissertação de mestrado “Aplicação Eficiente do Método de Ajuste Vetorial para Obtenção de Modelos Racionais Multiportas de Baixa Ordem e Representação em Programas de Transitórios Eletromagnéticos”, apresentada no Programa de Engenharia Elétrica (PPE) da Coppe/UFRJ. O trabalho teve como orientadores o pesquisador do Cepel Sergio Luis Varricchio (DRE) e o professor Glauco Nery Taranto, da Coppe/UFRJ, que receberão menção honrosa pela participação no estudo. A cerimônia de premiação ocorrerá no Auditório do Clube de Engenharia, no Centro do Rio.

“O trabalho de dissertação está relacionado à construção eficiente e de alta fidelidade de equivalentes de redes elétricas dependentes da frequência para estudos de transitórios eletromagnéticos”, explicam Thomas e Varricchio, acrescentando que o estudo terá continuidade no doutorado de Thomas, objetivando o desenvolvimento de uma ferramenta computacional capaz de gerar tais equivalentes, o que será de extrema utilidade para as empresas do Sistema Elétrico Brasileiro.

“Uma vez implementada no programa computacional HarmZs, desenvolvido pelo Cepel para estudos de comportamento harmônico e análise modal de redes elétricas de grande porte, a ferramenta ampliará o escopo de aplicações do programa, tornando-o, também, um instrumento complementar importante em estudos de transitórios eletromagnéticos”, complementa Sergio Varricchio.

Sobre o prêmio

O objetivo do Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos é estreitar os laços do Conselho com a comunidade acadêmica, divulgando e valorizando a produção científica dos estudantes e seus professores.