• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel apresenta 60 trabalhos técnicos no XXV SNPTEE

Detalhes: Notícias

Cepel apresenta 60 trabalhos técnicos no XXV SNPTEE

11-11-2019

Mais de 60 pesquisadores do Cepel marcam presença no XXV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), maior evento técnico do setor elétrico brasileiro que acontece, até a próxima quarta-feira (13), no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Nesta edição do evento, promovido a cada dois anos pelo Cigre Brasil, o Cepel apresenta 60 trabalhos técnicos em 15 dos 16 Grupos de Estudos (GE) e painéis. Além disso, atua como relator de GE e membro da Comissão Técnica.


Organizada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a edição 2019 do SNPTEE conta com 600 informes técnicos e um público estimado em cerca de 2 mil profissionais de concessionárias de energia elétrica, universidades, centros de pesquisa, empresas de engenharia e consultoria, fabricantes de equipamentos e instituições correlatas, além de consumidores do Brasil e do exterior.

 
A abertura do evento girou em torno de um tema que vem sendo bastante debatido pelos agentes do setor elétrico nacional: a necessidade de modernização do setor para se ajustar às transformações tecnológicas e às questões socioambientais dos últimos tempos. Neste contexto, o presidente do Cigre Brasil, Saulo Cisneiros, destacou a atuação do Cepel, enfatizando a capacidade laboratorial e a qualidade dos serviços prestados pelo Centro. O trabalho da instituição também foi citado por André Pepitone, diretor-geral da Agência Nacional de Energia (Aneel), em menção ao DESSEM, modelo matemático que dará suporte técnico à precificação horária da energia, prevista para começar, em nível comercial, em janeiro de 2021.

 
Também integraram a mesa diretiva Cleodorvino Belini, diretor-presidente da Cemig; Agnes Maria Aragão da Costa, chefe da assessoria especial em assuntos regulatórios do Ministério de Minas e Energia; Luiz Eduardo Barata, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS); Josias Matos de Araújo, coordenador do comitê de Gestão Administrativo do XXV SNPTEE; e Nelson Benício Marques Araújo, coordenador- geral do evento.

 


Fórum de CEOS

 
Hoje, o diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, e o diretor de P&D+I, Raul Balbi Sollero, participaram do Fórum de CEOS, encontro inédito de lideranças para o debate de grandes temas do setor.


“Foi uma experiência muito interessante de networking, o que pode se converter em iniciativas úteis para difusão do conhecimento no setor elétrico brasileiro”, afirmou Guerreiro.

De acordo com Sollero, o fórum oportunizou uma discussão de muita qualidade sobre temas de interesse do setor. Para ele, o formato deveria ser adotado em outros eventos do gênero, inclusive pelo Cepel.

 

Programa computacional AnaHVDC: um dos destaques do Cepel no evento

 

Durante o SNTPEE, o Cepel apresentará quatro artigos técnicos sobre um de seus mais novos desenvolvimentos: o programa computacional AnaHVDC, voltado à simulação dos múltiplos elos HVDC no Sistema Interligado Nacional (SIN), considerando transitórios eletromecânicos e eletromagnéticos.

 
Com a forte presença dos elos de corrente contínua no Sistema Elétrico Brasileiro, torna-se importante verificar as interações dinâmicas que surgem com a presença dos múltiplos elos de corrente contínua e os seus efeitos na estabilidade do sistema. Um dos principais fenômenos considerados é a ocorrência de falhas de comutação que causam uma interrupção transitória da injeção de potência do elo de corrente contínua, cujo efeito na estabilidade é bastante significativo, devendo ser verificado.


Uma versão beta do AnaHVDC será disponibilizada esta semana pelo Cepel em https://dre.cepel.br/

 

NGNS

 

O Cepel também terá três trabalhos no Next Generation Network Showcase (NGNS), que acontece pela primeira vez no SNPTEE. O espaço será dedicado a um conjunto de apresentações, que visa dar aos jovens membros do Cigre, com menos de 35 anos, a oportunidade de expor seus trabalhos a um público especializado, facilitando o desenvolvimento e formação de networking, ainda no início de suas carreiras.


O NGNS acontecerá nas tardes dos dias 11, 12 e 13 de novembro.