• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel apresenta programa computacional para simulação de múltiplos elos HVDC no XXV SNPTEE

Detalhes: Notícias

Cepel apresenta programa computacional para simulação de múltiplos elos HVDC no XXV SNPTEE

11-11-2019

O Cepel vai apresentar, durante o XXV SNPTEE, trabalhos técnicos sobre o atual estágio de desenvolvimento de uma de suas mais recentes soluções tecnológicas: o programa computacional AnaHVDC, voltado à simulação de múltiplos elos HVDC do Sistema Interligado Nacional. O programa terá sua versão beta disponibilizada no site https://dre.cepel.br/ ainda esta semana.

 


O desenvolvimento do AnaHVDC está sendo realizado por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores do Centro. O gerente do projeto, Leonardo Pinto de Almeida, explica que a transmissão em corrente contínua representa uma parcela muito importante da rede de transmissão do Sistema Elétrico Brasileiro, com capacidade total superior a 20 GW, entregando potência principalmente na região Sudeste. Com isso, torna-se fundamental verificar as interações dinâmicas decorrentes da presença de múltiplos elos de corrente contínua e os seus efeitos na estabilidade do sistema.

 


Um dos principais fenômenos considerados é a ocorrência de falhas de comutação que causam uma interrupção transitória da injeção de potência do elo de corrente contínua, cujo efeito na estabilidade é bastante importante e deve ser verificado. Como, atualmente, não há disponibilidade de uma ferramenta que contemple uma representação precisa da falha de comutação e da dinâmica eletromecânica do Sistema Elétrico Brasileiro, o Cepel está desenvolvendo o AnaHVDC.

 


São quatro os artigos técnicos sobre o AnaHVDC a serem apresentados pelo Centro no SNPTEE 2019:


Simulação Eficiente de Controladores Definidos pelo Usuário Utilizando Compilação em Tempo Real, de Thiago José Barbosa Rocha (UFF) Tiago Santana do Amaral (Cepel); Sergio Gomes Jr. (Cepel); Leonardo Pinto de Almeida(Cepel); Luiz Antonio Alves de Oliveira (Cepel).


Identificação de Falhas de Comutação em Elos de Corrente Contínua Modelados por Fasores Dinâmicos, de Leonardo Pinto de Almeida (Cepel); Sergio Gomes Jr. (Cepel); Thiago José Masseran Antunes Parreiras (Cepel); Rodrigo Godim de Azevedo (bolsista Cepel).


O Novo Programa Computacional ANAHVDC para Simulação dos Múltiplos Elos HVDC do SIN Considerando Transitórios Eletromecânicos e Eletromagnéticos, de Sergio Gomes Jr. (Cepel); Leonardo Pinto de Almeida (Cepel); Fabricio Lucas Lirio (Cepel); Thiago José Masseran Antunes Parreiras (Cepel); Tiago Santana do Amaral (Cepel); Rodrigo Godim de Azevedo (Cepel); Luciano de Oliveira Daniel (UFF); Thiago José Barbosa da Rocha (UFF).


Simulação e Análise Linear em Alta Frequência de Sistemas Contendo Elos HVDC, de Thiago José Masseran Antunes Parreiras (Cepel); Sergio Gomes Jr.; Rodrigo Godim de Azevedo (bolsista Cepel).

 

 

O Cepel também fará apresentação sobre o AnaHVDC no painel “Modelos e Estudos de Elos CCAT e FACTS - GT B4.38BR”.

 

O XXV SNTPEE acontece até a próxima quarta-feira (13), no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O evento é promovido pelo Cigre Brasil e organizado, nesta edição, pela Cemig.