Cepel apresenta soluções de monitoramento e ferramentas de inteligência artificial em workshop da Eletrobras

26-10-2019

A convite da Eletrobras, o Cepel participou, no último dia 22, do workshop “Monitoramento, Prognóstico e Inteligência Artificial em Usinas de Geração”, promovido pelo Subcomitê de Gestão de Operação e Manutenção (SGOM) da holding. O evento contou com palestras da empresa norte-americana SparkCognition, sobre suas soluções em inteligência artificial, e do Cepel. Na ocasião, os pesquisadores Bruno Reis Cardoso e André Tomaz de Carvalho apresentaram soluções do Centro para o monitoramento, diagnóstico e prognóstico e ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas e integradas ao Sistema de Monitoramento de Ativos de Engenharia, o SOMA.

A realização do workshop foi uma demanda do diretor de Geração da Eletrobras, Pedro Luiz de Oliveira Jatobá. O evento foi organizado por Jonatan Ross, superintendente da Área de Expansão e Gestão de Ativos de Geração da Eletrobras, com a colaboração de Daniel Bruno da Silva, da holding, e da pesquisadora Heloisa Cunha Furtado, do Cepel.

No decorrer do workshop, o pesquisador André Tomaz fez duas apresentações: uma sobre os aspectos da indústria 4.0 e a inserção do SOMA no contexto da gestão de ativos, e outra, sobre ferramentas de inteligência artificial aplicadas ao diagnóstico e ao prognóstico de equipamentos elétricos. O pesquisador também falou sobre ferramentas de inteligência desenvolvidas no projeto SOMA, as quais serão implantadas, no primeiro semestre de 2020, em Itaipu, para análise continuada do estado de operação dos 20 geradores da usina. Já o pesquisador Bruno Reis apresentou o desenvolvimento do sistema SOMA-TURBODIAG, voltado ao prognóstico de vida remanescente e dano acumulado em componentes críticos de turbinas a vapor.

“Foi uma ótima oportunidade para que os membros da empresa SparkCognition e os gerentes e superintendentes de operação e manutenção das empresas Eletrobras conhecessem melhor as ferramentas desenvolvidas pelo Cepel no âmbito da manutenção e gestão de ativos”, assinalaram os pesquisadores, acrescentando que, ao final do evento, foi discutida a implantação de soluções de monitoramento e inteligência artificial em empresas geradoras do Grupo Eletrobras.