Cepel conclui com êxito análise pericial em turbinas da Usina Termelétrica de Santa Cruz, pertencente a Furnas

29-06-2020

A equipe de Metalurgia do Cepel apresentou, por videoconferência, os resultados finais da análise pericial realizada nas hastes internas dos queimadores das duas turbinas a gás da Usina Termelétrica de Santa Cruz, pertencente a Furnas, Associada Fundadora do Centro. Com capacidade instalada de 350 MW, a usina está localizada no Polo Industrial de Santa Cruz, bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro (RJ), sendo um importante empreendimento de geração de energia para a região.

“A causa da falha prematura das hastes decorreu de uma ruptura por fadiga térmica, evidenciada pelo aspecto da superfície de fratura. Este tipo de fadiga resulta do acúmulo de operações de parada e partida das turbinas ao longo de seu tempo de serviço”, explicam Bruno Cardoso, Roberta Santana, Heloisa Furtado e Joselio Buarque, integrantes do grupo de Metalurgia do Centro, e responsáveis pela avaliação em campo. “No final do ano passado, Furnas contatou o Cepel e relatou a ruptura de hastes dos rockets que compõem os combustores das duas turbinas, nos solicitando uma análise com objetivo de identificar a causa da falha prematura”, complementam.

A causa raiz das falhas foi descoberta com base em ensaios utilizados em análise pericial, como macrografia, microscopia ótica e eletrônica de varredura, análise química e dureza, além de um levantamento bibliográfico sobre o assunto. Os ensaios foram realizados na infraestrutura laboratorial do Cepel, na sua Unidade Fundão.

De acordo com Furnas, a empresa utilizará o resultado da análise pericial realizada pelo Cepel para agregar conhecimento aos seus processos de Operação e Manutenção (O&M) das turbinas a gás da UTE Santa Cruz.

Também integram a equipe de Metalurgia do Cepel os pesquisadores Fernanda Figueiredo e Glaucio Rigueira.