Cepel desenvolve versão demo do SAP Analytics Cloud do sistema DianE

Cepel desenvolve versão demo do SAP Analytics Cloud do sistema DianE

10-06-2021

O Cepel lançou, no dia 07 de junho, uma versão demo do SAP Analytics Cloud (SAC) do sistema DianE no portal oficial do SAC Eletrobras. O SAC DianE conta com quatro painéis dimensionados em parceria com as empresas Eletrobras com o objetivo de dar suporte a decisões gerenciais, estratégicas e operacionais no que diz respeito à gestão da manutenção de ativos de transmissão e geração.

O SAP Analytics Cloud é uma ferramenta de visualização de dados em nuvem do SAP que combina aspectos de visibilidade de dados, Business Intelligence (BI), planejamento e análise preditiva (classificação, regressão e séries temporais). O SAC permite fácil obtenção de dados de diversas fontes, como leitura direta do SAP ERP ou através da importação de dados externos, integrando-os através de ferramentas analíticas otimizadas para tratamento dos dados.

Os novos dashboards do sistema DianE apresentam, de maneira centralizada, um conjunto de informações de indicadores e métricas, oferecendo uma interface mais amigável para o gerenciamento de prazos de ensaios preditivos, monitoramentos on-line, avisos da manutenção e estatísticas gerais dos ativos. Esses recursos vêm no sentido de fortalecer o suporte do DianE às tomadas de decisões de forma mais dinâmica e objetiva, pois apresentam uma visão global dos processos da manutenção.

De acordo com o pesquisador do Cepel Clayton Guimarães da Mata, integrante da equipe desenvolvedora do DianE, por meio dos dados agrupados, é possível planejar e implementar melhorias nos processos, corrigir falhas e pensar novas estratégias a respeito da manutenção dos ativos de forma corporativa, sem planilhas extensas nem relatórios dispendiosos.

"Os dashboads do DianE oferecem outras ferramentas úteis, como filtros por georreferenciamento e criação de relatórios adaptáveis à necessidade do usuário. A ideia é, inclusive, auxiliar as empresas na construção de relatórios de inspeção para a Aneel, no momento de uma auditoria nas instalações", complementa Clayton.

O pesquisador do Cepel Christian Ducharme, gerente do projeto, destaca que além desta versão de demonstração, o Cepel implementou, em ambiente de produção, o SAC DianE para a engenharia de manutenção e operação da Eletronorte em março de 2021. "Após este primeiro trimestre em operação, temos aproximadamente 40 usuários cadastrados e mais de 500 acessos via web", assinala. "Outras empresas, como a Eletrobras e a CGT Eletrosul, já demonstraram interesse na solução e estão avaliando os indicadores existentes e mapeando suas necessidades específicas", complementa o pesquisador.

Evolução

Em fase de planejamento entre o Cepel e a Eletrobras, a evolução do SAC do DianE contemplará a integração entre as bases de dados do DianE e do SAP Business Warehouse (BW). Com esta evolução, será criada, de modo centralizado, uma fonte de dados única do DianE na Eletrobras para todas as empresas. "A arquitetura da integração do DianE com o BW trará vários benefícios, como a centralização/atualização de dados e o gerenciamento de perfis de usuários herdados do SAP BW, permitindo acessos independentes por empresa ou de modo consolidado, de forma simples e segura", afirma Leonardo de Almeida Silva, integrante do CCSAP à frente das atividades do SAC na Eletrobras.

O SAC de demonstração do Sistema DianE pode ser acessado por qualquer usuário do Cepel e das empresas Eletrobras, bastando, para tal, acessar o endereço https://eletrobras-1.br10.hcs.cloud.sap/link/diane-demo e utilizar seu próprio login de rede corporativa (domínio\login) e senha de rede.

Para mais informações sobre o DianE, entre em contato com: diane@cepel.br