Cepel e Itaipu Binacional promovem webinar sobre o sistema de monitoramento de ativos SOMA-Matrix-UG

10-06-2020

O Cepel promoverá, em parceria com Itaipu Binacional, o webinar "SOMA – Indústria 4.0 aplicada à gestão de ativos de geração”, no próximo dia 19 de junho, a partir das 14h 30min. O evento, moderado pelo diretor de P&D+I do Cepel, Maurício Barreto Lisboa, contará com a participação do pesquisador do Centro André Tomaz de Carvalho, gerente do projeto Soma; de Renato Rocha, pesquisador do Cepel na área de Vibrações Mecânicas e Dinâmicas de Máquinas e idealizador do projeto; dos engenheiros de Itaipu Binacional José Quirilos de Assis Neto, coordenador do projeto Matrix-UG, e Nilton S. Ramos Quoirin, da Divisão de Engenharia de Manutenção Elétrica da empresa; e do engenheiro mecânico Yuri Sefrin, diretor da AIS Ambientes Virtuais.

O objetivo do bate-papo é apresentar a ferramenta desenvolvida pelo Cepel, bem como as características únicas do sistema, que se destina ao diagnóstico preditivo eficiente, auxiliando as empresas a racionalizar o processo de gestão de seus ativos, reduzindo paradas não programadas e otimizando custos. Itaipu Binacional irá contar um pouco da experiência com o SOMA, que, desde 2019, integra, oficialmente, o Matrix-UG, sistema de monitoramento das 20 unidades geradoras da Central Hidrelétrica Itaipu, aumentando a disponibilidade deste importante empreendimento para o país. As funções de diagnóstico do SOMA estão em desenvolvimento e serão implementadas em breve pela empresa. Já a AIS Ambientes Virtuais explicará sobre o diferencial tecnológico, que consiste na virtualização e no desenvolvimento da Interface Homem Máquina em 3D integrada à aplicação “Monitor” do SOMA na implementação das réplicas virtuais dos geradores, baseadas nos modelos tridimensionais desenvolvidos pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR).

O Cepel desenvolveu o SOMA com o objetivo de elevar a Engenharia de Manutenção do setor elétrico aos patamares da Indústria 4.0, contribuindo para a manutenção inteligente do sistema elétrico e a eficiência na gestão de seus ativos. O sistema fornece subsídios aos profissionais de Engenharia de Manutenção para o planejamento de suas ações com base na avaliação online da condição dos equipamentos monitorados.

O evento será realizado pela ferramenta MS Teams, da Microsoft. Clique aqui para participar.