Cepel promove treinamento para SINAPE e SINAP.Net

Cepel promove treinamento para SINAPE e SINAP.Net

16-12-2019

Entre 10 e 12 de dezembro, o Cepel realizou na Unidade Fundão, o treinamento no SINAPE e no SINAPE.Net. Outras edições do curso já aconteceram, principalmente para as empresas do Sistema Eletrobras como Furnas, que já utiliza o SINAPE.Net desde as primeiras versões, e Eletrosul.

O SINAPE.Net é um sistema WEB que tem como principal diferencial o tratamento, com alto grau de automatismo, de oscilografias digitais, permitindo ao profissional responsável pela análise de perturbações manter o foco no problema, com menor esforço para localizar as informações. Além disso, utiliza uma moderna interface WEB baseada em HTML5, Java script e CSS. Já o SINAPE é uma suíte de programas que são instalados no computador do usuário e possuem facilidades para agilizar a análise manual de oscilografias.

O treinamento foi dividido em duas etapas. Em um primeiro momento, foi apresentada a estrutura geral do sistema SINAPE.Net e as telas e funcionalidades, com alguns exercícios práticos baseados em oscilografias de eventos reais. Posteriormente, foi apresentado o aplicativo SINAPE e suas funcionalidades.

SINAPE e SINAPE.Net formam uma poderosa plataforma para coleta, análise automática e análise interativa de perturbações do sistema elétrico. A plataforma encontra-se em alto grau de maturidade e vem expandindo seu número de usuários. Além de FURNAS e Eletrosul, o sistema já é também utilizado pela Light, Cemig GT e pelo ONS, onde é a base para o sistema SPERT (sistema integrado para transmissão, cadastro, análise e visualização de oscilografias), desenvolvido em conjunto com o CEPEL.