• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel promove webinar para apresentar programa computacional AnaHVDC : ferramenta para simulação de múltiplos elos HVDC no SIN

Detalhes: Notícias

Cepel promove webinar para apresentar programa computacional AnaHVDC : ferramenta para simulação de múltiplos elos HVDC no SIN

23-09-2020

O Cepel realizará, no dia 30 de setembro, às 17h30min, webinar sobre o novo programa computacional AnaHVDC, voltado à simulação do comportamento dinâmico de sistemas elétricos de potência de grande porte com múltiplos elos de corrente contínua. Com o AnaHVDC, os analistas poderão, em um único software, estudar o comportamento dinâmico do sistema, devido a transitórios eletromecânicos e eletromagnéticos, e a interação entre os elos de corrente contínua e entre estes e a rede de corrente alternada e os geradores elétricos das usinas, incluindo o fenômeno de falhas de comutação e o seu impacto na estabilidade do sistema.


O evento será aberto pelo diretor de Transmissão da Eletrobras, Marcio Szechtman, o diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, e o diretor de Planejamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Alexandre Nunes Zucarato, e contará com apresentações técnicas dos pesquisadores do Centro Leonardo Pinto de Almeida, gerente do projeto AnaHVDC, e Sergio Gomes Júnior. Os especialistas falarão a respeito das motivações para o desenvolvimento do programa, da metodologia adotada (baseada na teoria de Fasores Dinâmicos), do atual estágio de desenvolvimento e dos principais resultados obtidos até o momento.


De acordo com os pesquisadores do Cepel, a expectativa é de que a adoção do AnaHVDC se traduza em ganhos tanto na redução do esforço das equipes na preparação das bases de dados dos estudos, eliminando, por exemplo, a necessidade da criação de redes equivalentes, quanto na eliminação de imprecisões na representação das falhas de comutação, dentre outros. Segundo os especialistas, estes ganhos geram subsídios para um uso mais otimizado das instalações de transmissão do sistema, principalmente nos estudos de definição dos limites de transmissão, que afetam o Custo Marginal de Operação (CMO).


Para debater a relevância do tema no atual cenário do sistema elétrico brasileiro, marcado pela forte presença dos elos de corrente contínua, também foram convidados o gerente executivo da Diretoria de Planejamento do ONS, Mauro Pereira Muniz, e o analista de Pesquisa Energética da Superintendência de Transmissão da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Dourival de Souza Carvalho Júnior. Os executivos comentarão sobre o impacto na avaliação de novos empreendimentos, e os reflexos no planejamento da operação e da expansão do Sistema Interligado Nacional.


Com 1h 30min de duração, o webinar será moderado pelo chefe do Departamento de Redes Elétricas do Cepel, pesquisador Flávio Rodrigo de Miranda Alves. Ao final do evento, o público poderá formular perguntas aos participantes.


O evento é gratuito. Clique aqui para participar.

 

Serviço


Webinar: O novo Programa Computacional AnaHVDC para simulação do comportamento dinâmico de sistemas elétricos de potência de grande porte com múltiplos elos de corrente contínua


Dia 30 de setembro, às 17h30min


Apresentações técnicas: Leonardo Pinto de Almeida (Cepel) e Sergio Gomes Júnior (Cepel)


Convidados Especiais: Marcio Szechtman (Eletrobras), Alexandre Nunes Zucarato (ONS), Mauro Pereira Muniz (ONS) e Dourival de Souza Carvalho Júnior (EPE)


Moderação: Flávio Rodrigo de Miranda Alves (Cepel)