Cepel promove workshop internacional sobre adaptação e resiliência de projetos hidrelétricos a títulos climáticos

29-11-2019

O Cepel realizará, no dia 2 de dezembro, o segundo Workshop Projeto Indicadores de Adaptação e Resiliência para Elegibilidade de Projetos Hidrelétricos a Títulos Climáticos. O evento visa discutir indicadores de Adaptação e Resiliência (A&R) a Mudanças Climáticas para investimentos em hidroeletricidade em desenvolvimento pela equipe do projeto MUDCLIMA, que integra a Carteira de Projetos Institucionais do Centro para as empresas Eletrobras.

No contexto atual de descarbonização global do setor energético, os mecanismos de títulos climáticos para investimentos de geração de energia elétrica com baixa pegada de carbono assumem um papel importante, em particular, para a hidroeletricidade.

“Estamos desenvolvendo, no âmbito do MUDCLIMA, uma metodologia de avaliação de projetos hidroelétricos com relação a critérios de adaptação e resiliência a mudanças climáticas e eventos hidrológicos extremos para efeito de elegibilidade a títulos climáticos (climate bonds)”, esclarece o pesquisador do Cepel Jorge Damázio.

Estas atividades do projeto MUDCLIMA contam com o acompanhamento de diversas entidades convidadas ligadas ao desenvolvimento da hidroeletricidade, dentre elas a Agência Internacional de Energia (International Energy Agency - IEA) e a Associação Internacional de Hidroeletricidade (International Hydropower Association - IHA). Além de Jorge Damázio, integram a equipe do MUDCLIMA os pesquisadores do Cepel Maria Elvira Piñeiro Maceira, gerente do projeto, Albert Cordeiro Geber de Melo, Fernanda da Serra Costa, Wanderson Luiz Silva, Alexandre Mollica de Medeiros, Katia Cristina Garcia, Denise Ferreira de Matos, Igor Pinheiro Raupp, Luciano Xavier, Daniela de Souza Kyrillos, Luciana Rocha Leal da Paz, Juan Colonese e de Felipe Treistman (PUC-Rio).

O workshop acontecerá na Unidade Fundão do Centro, contando com a presença de integrantes da equipe MUDCLIMA do Cepel e de representantes da Coppe/UFRJ, da IEA, da IHA e do IEAHYDRO (Austrália).