• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel prospecta novas parcerias

Detalhes: Notícias

Cepel prospecta novas parcerias

28-10-2019

No mês de outubro, o Cepel recebeu as visitas da rede global de consultoria KPMG (03/10) e da empresa Amazul – Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (25/10), instituições com as quais o Centro estuda possibilidade de parceria para impulsionar novos negócios. A KPMG foi representada pela sócia Franceli Jodas, pela especialista em transformação digital Thammy Marcato e pela gerente Lúcia Rabelo. Pela Amazul, estiveram no Cepel o vice-almirante Antonio  Carlos Soares Guerreiro, diretor-presidente da empresa, Francisco Roberto Deiana, diretor-técnico e de Operação, e o engenheiro Jose Walter Boufleur. 

 

 

Há pouco mais de um ano, a KPMG e startup Distrito lançaram o ecossistema Leap, plataforma aberta de inovação aplicada, cuja proposta é conectar empreendedores, corporações, universidades e centros de pesquisa, encontrando formas não tradicionais de solucionar problemas. Uma das frentes de atuação do Leap são os hubs de inovação, espaços de discussão para criar, testar e propor soluções em áreas específicas. A KPMG já possui hubs  com foco em saúde, serviços financeiros, varejo e marketing e considera a possibilidade de conexão com o Cepel para fomentar um hub de energia.  

 

No caso da Amazulconstituída há seis anos para promover, transferir e manter tecnologias voltadas às atividades dos programas nucleares e de desenvolvimento de submarinos, o interesse estaria em soluções implementadas pelo Cepel para monitoramento de ativos e para supervisão e controle. 

 

 

No decorrer das visitas, KPMG e Amazul conheceram algumas das instalações laboratoriais do Cepel, a exemplo do Laboratório de Supervisão e Controle (Lasc) e o Laboratório de Sistemas de Diagnóstico para Equipamentos de Geração, ambientes de desenvolvimento de duas importantes soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Centro: o SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia) e o SOMA (Sistema Orientado ao Monitoramento de Ativos de Engenharia).