• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Delegação de empresa de transmissão nigeriana realiza visita técnica ao Cepel

Detalhes: Notícias

Delegação de empresa de transmissão nigeriana realiza visita técnica ao Cepel

29-11-2019

No dia 28 de novembro, o Cepel recebeu a visita de representantes da Empresa de Transmissão da Nigéria (Transmission Company of Nigeria - TCN), acompanhados pelo chefe da Chancelaria da Embaixada nigeriana no Brasil, ministro Oluropo Osasona, e por Philip Horatio Maha, assistente consular.

 

A TCN pretende implementar um projeto de sistema de automação para supervisionar toda a rede de eletricidade da Nigéria, e esteve no Brasil com o objetivo de conhecer melhor a atuação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Cepel, responsável pelo desenvolvimento do SAGE, solução-núcleo do REGER, sistema utilizado pelo ONS para supervisão, controle e gerenciamento de energia em tempo real de todo o sistema elétrico brasileiro e considerado um dos mais modernos do gênero no mundo. A TCN estuda firmar parcerias para consultoria e treinamentos voltados à implementação de seu novo sistema de automação.

 

Participaram da visita ao Centro o diretor-geral de Pesquisa e Desenvolvimento da TCN, Thomas Inogunum; o diretor-geral de Desenvolvimento de Negócios, Benedict Ogbu; a diretora-geral de Operações de Sistema, Nafisat Ali; a coordenadora de Automação, Tonbara Egekwu; e Seun Amoda, da Área de Engenharia e Economia de Sistemas de Potência da empresa.

 

A delegação foi recepcionada pelo diretor de P&D+I do Cepel, Raul Balbi Sollero, e pelo assistente da Diretoria Geral, Juarez Castrillon Lopes, que fez uma apresentação institucional do Centro. Em seguida, os visitantes estiveram no Laboratório Avançado de Supervisão e Controle, ambiente de desenvolvimento do SAGE, e no Laboratório de Sistemas de Diagnóstico para Equipamentos de Geração, onde é desenvolvido o SOMA (Sistema Orientado ao Monitoramento de Ativos de Engenharia), plataforma web de monitoramento de ativos instalada em diversas empresas do setor elétrico brasileiro, a exemplo de Itaipu Binacional.