• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Engenheiros do ONS realizam visitas técnicas a laboratórios da Unidade Adrianópolis do Cepel

Detalhes: Notícias

Engenheiros do ONS realizam visitas técnicas a laboratórios da Unidade Adrianópolis do Cepel

13-11-2019

Engenheiros do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizaram, nos dias 18 de outubro e 08 de novembro, visitas técnicas à Unidade Adrianópolis do Cepel . As visitas aconteceram como atividade complementar ao Módulo “Subestações e Equipamentos de Alta Tensão”, que integra o curso “Programa Mais Valor”, ministrado pelo ONS a jovens profissionais da instituição.


Os visitantes conheceram a infraestrutura e capacidade dos laboratórios de Alta Tensão, Ultra-Alta tensão, Alta Corrente e Alta Potência, onde foram recepcionados, respectivamente, pelos pesquisadores Francisco Eduardo de Araújo, José Antônio Cardoso, Fabio Augusto da Silva e Marcelo Rodrigues. Na primeira vista, o chefe de Departamento de Laboratórios de Adrianópolis, Alberto Junqueira, também esteve presente.


De acordo com Ary D'Ajuz, gerente de Configuração de Rede da Diretoria de Operação do ONS, o módulo “Subestações e Equipamentos de Alta Tensão” tem como objetivo oferecer aos participantes uma visão geral dos equipamentos, abordando, dentre outros tópicos, as principais obras sistêmicas que entraram em operação recentemente e as planejadas para entrar, a configuração de barras de subestações, bem como os tipos e principais equipamentos de uma subestação.


“Nossa visita foi extremamente motivadora, pois verificamos, na prática, o que foi repassado durante o curso, com ênfase na importância da realização de ensaios em equipamentos”, ressalta Ary.


Além de no Rio de Janeiro, onde foram oferecidas duas turmas, cada uma com 30 participantes, o módulo já foi realizado em Recife (PE) e Florianópolis (SC). Ainda este mês acontecerá em Brasília (DF).