Novas funcionalidades do programa FLUPOT, compatíveis com o programa ANAREDE, são apresentadas em treinamento do Cepel

20-12-2019

O Cepel promoveu mais uma edição de treinamento no programa computacional FLUPOT (Fluxo de Potência Ótimo), voltado ao planejamento da expansão de sistemas elétricos, dentre outras aplicações. No decorrer do curso, foram apresentadas novas funcionalidades do programa, que, além de expandirem sua capacidade de atuação, trazem maior praticidade ao usuário.

“Entre as novas funcionalidades da versão atual do FLUPOT, podemos citar a implantação do controle de alocação de fontes de potência reativa por equipamentos síncronos (shunt variável); a seleção do conjunto de barras candidatas para alocação de fontes de potência reativa por meio da Linguagem de Seleção; e a implementação de controle de acoplamento de transformadores de três enrolamentos - as duas últimas compatíveis com o programa ANAREDE (Análise de Redes Elétricas), também desenvolvido pelo Cepel”, assinala Javier Ruben Ojeda Soto, gerente do projeto, acrescentando que, atualmente, está sendo trabalhada a consolidação do módulo de Restrição de Segurança do FLUPOT para Sistemas de Grande Porte (SIN).

O FLUPOT é usado oficialmente pelo ONS, integrando a cadeia de programas para Estudos Elétricos do PAR (Programa de Ampliação e Reforços). Também são usuários da ferramenta o Ministério de Minas Energia (MME), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Eletrobras e suas empresas, dentre outras organizações.

Javier destaca que o FLUPOT vem sendo desenvolvido desde 1996 e que sua metodologia tem baseado outros programas, como o ROPES (Real and Reactive Optimization for Planning and Scheeduling Program), feito para a BCHYDRO, do Canadá, o PRECIVAR , voltado à precificação do Suporte de Reativo, e o FPOLight, um simulador probabilístico que considera uma seleção de funções objetivo de Fluxo de Potência Ótimo no contexto probabilístico.

Atuaram como instrutores do treinamento, além de Javier, os pesquisadores Luciano de Souza Moulin e Beatriz Nogueira Levy.