Novos desenvolvimentos relacionados ao SAGE são apresentados pelo Cepel no XXV SNPTEE

13-11-2019

Durante o XXV SNPTEE, que segue até hoje (13), em Belo Horizonte (MG), o pesquisador do Cepel Marcelo Rosado mostra detalhes da integração entre o sistema de supervisão e controle de redes elétricas do Cepel, SAGE, e o programa computacional PacDyn, com o objetivo de monitorar oscilações naturais do Sistema interligado Nacional (SIN), utilizando dados reais do SAGE executado no Centro Regional de Operação Sudeste (COSR-SE).

Marcelo também compara a monitoração destas oscilações pelo método da análise modal realizada no PacDyn com a análise de distúrbios baseadas em medições sincrofasoriais, por meio de aplicativos do sistema CCPMS (Control Center Phasor Measurement System) do ONS. A nova ferramenta poderá ser utilizada pelos centros de operação das empresas do setor para o monitoramento em tempo real de oscilações e contingências de interesse do sistema elétrico brasileiro.

O artigo Monitoração online de oscilações de potência do SIN utilizando integração SAGE-PacDyn com validações de PMU foi escrito em coautoria com Sergio Gomes Junior (Cepel); Thiago Jose Masseran Antunes Parreiras (Cepel); Tiago Santana Do Amaral (Cepel); Alexandre Gomes Lages (Cepel); Renan Augusto Da Costa Leites (ONS); Paulo Eduardo Martins Quintão (ONS); Hector Volskis (ONS); e Rafael De Oliveira Fernandes (ONS).

OPC UA

Outra novidade do SAGE é apresentada durante o evento pelo pesquisador Ayru L. Oliveira Filho. Trata-se da inserção do protocolo padrão de mercado OPC UA (Open Platform Communications Unified Architecture), para troca de dados na área de automação industrial e sistemas elétricos, na arquitetura original do SAGE. Para tanto, foram considerados aspectos como a integração com a base de dados de tempo real, a exposição do modelo de dados para acessos externos e a integração com os mecanismos de autorização e autenticação.

O artigo Desenvolvimento e Utilização da Arquitetura OPC UA no Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia – SAGE foi escrito por Ruy Magalhães Britto em coautoria com Nivaldo Lambert (PUC-Rio) e Ayru L. Oliveira Filho (Cepel).

Tecnologia móvel

O pesquisador Marcelo Rosado também apresenta o trabalho de fim de curso do estagiário Rafael Luiz Rezende Bastos sobre o desenvolvimento de um aplicativo de celular para o sistema operacional Android que permite acessar, de maneira móvel, as informações de tempo real disponibilizadas pelo SAGE. A criação de um aplicativo móvel para o SAGE tornou-se viável a partir das novas utilizações do sistema de gerenciamento, que passaram a ter entre seus protocolos de comunicação o OPC UA. Assim, cada SAGE poderá ser também um servidor de dados do sistema elétrico sob sua supervisão.

O artigo Uso da Tecnologia Móvel para o Acesso a Dados de Tempo Real do Sistema Elétrico foi escrito em coautoria com Carmen Lucia Tancredo Borges (Coppe/UFRJ), Marcelo Rosado da Costa (Cepel) e Felipe Vieira Duval (Cepel).