Validada versão do DESSEM para uso oficial pelo ONS

Validada versão do DESSEM para uso oficial pelo ONS

18-11-2019

No início de novembro, foi realizada a 23ª reunião da FT DESSEM, na qual foi validada a versão 18.11 do modelo computacional DESSEM, a ser utilizada oficialmente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) como ferramenta de apoio no planejamento da operação a partir de janeiro de 2020. “Nesta primeira etapa, ao longo de 2020, o modelo será utilizado pelo ONS para definir o despacho das usinas, porém também servirá de apoio à titulação das usinas térmicas e, consequentemente, à remuneração aos agentes”, esclarece o pesquisador Tiago Norbiato, gerente do DESSEM.

Em 2021, de acordo com Tiago, inicia-se a etapa final da implantação do DESSEM, que será adotado para a formação do preço de energia pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), desempenhando papel de suma importância na comercialização de energia elétrica no Brasil.

Tiago considera a precificação horária um grande desafio para todo o setor elétrico. “É um desafio para o ONS, que terá a tarefa de preparar a operação diariamente com o detalhamento semi-horário; para a CCEE, que realizará uma contabilização financeira mais flexível; para as empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras que receberão a previsão de despacho horas antes do dia de operação; para os agentes comercializadores, que buscam prever o preço futuro; e para o Cepel, no aprimoramento constante de uma ferramenta robusta e eficiente para a busca de uma soluções de custo ótimo e imparcial”.

Tendo em vista todas estas questões, o Cepel realizou, nos dias 06 e 07 de novembro, treinamento no DESSEM. Um dos pontos altos do curso, que contou com mais de 30 participantes, foi o detalhamento de duas novas funcionalidades do modelo: as restrições elétricas de segurança, que aumentam a estabilidade e a segurança do sistema de transmissão de energia, e as restrições de Unit Commitment Térmico, que trata da operação das usinas e unidades térmicas.

O curso foi ministrado por Tiago, com suporte dos pesquisadores Luis Fernando Elyas Cerqueira da Silva e Renato Neves Cabral, que, assim como os pesquisadores Carlos Saboia e André Luiz Diniz, chefe do Departamento de Otimização Energética e Meio Ambiente do Cepel, integram a equipe de desenvolvimento do modelo.