Webinar mostrará como o sistema BD-Motor, desenvolvido pelo Cepel, pode proporcionar economia para o setor industrial

10-07-2020

No dia 16 de julho, o Cepel, em parceria com o IEEE PES & IAS UERJ, realizará um webinar sobre o sistema BD-Motor. Voltado ao diagnóstico e cálculo de investimentos em eficiência energética em motores de indução trifásicos, o BD-Motor foi recentemente atualizado, mas, desde sua criação pelo CEPEL, ainda nos anos 2000, é indicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para uso em projetos de eficiência energética na indústria, podendo auxiliar muito nas tomadas de decisão e proporcionando economia para o setor. Clique aqui, para efetuar sua inscrição e participar do webinar.

O tema é de grande relevância, à medida que os motores de indução trifásicos são responsáveis por 46% do consumo de energia elétrica do setor industrial, representando 25% do total de energia consumida no país. A utilização destes equipamentos de forma ineficiente, em muitos casos, gera desperdício de energia, prejuízos econômicos aos consumidores e desnecessária sobrecarga do sistema elétrico com consequentes acréscimos em emissões de gases poluentes.

O webinar “Eficiência Energética em Motores Elétricos: Sistema BD-Motor para análises e projetos de eficiência energética em instalações com motores elétricos de indução trifásicos” contará com a participação dos pesquisadores do Cepel Aroldo Borba, André Tomaz de Carvalho e Monique Benevenuto, do professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UERJ Carlos Aparecido Ferreira, e de Felipe Piancó, presidente dos capítulos técnicos estudantis IEEE PES & IAS UERJ, como mediador. Com duas horas de duração, das 17 às 19h, o evento é aberto ao público em geral, mas é especialmente direcionado a estudantes e profissionais dos setores de energia e indústria.

Após uma palestra introdutória do professor Carlos Aparecido Ferreira sobre a importância de motores de indução trifásicos e a eficiência energética em sistemas motrizes, o pesquisador Aroldo Borba, gerente do BD-Motor, falará sobre o histórico de desenvolvimento do BDMotor e sobre o projeto de modernização, realizado em parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), além de perspectivas e disponibilização do BD-Motor no site do Procel ao final da fase de testes.

Em seguida, o pesquisador André Tomaz, coordenador do projeto de atualização do BD-Motor, falará sobre a nova versão do sistema, desenvolvida em uma arquitetura Web, utilizando o framework do sistema de monitoramento de ativos SOMA, também uma solução tecnológica desenvolvida pelo Cepel. André abordará as novas funcionalidades do BD-Motor e apresentará casos de aplicação do sistema para diagnóstico de motores em operação, para análise econômica de substituição ou reparo, e para análise econômica de novos projetos.

Para finalizar, a pesquisadora Monique Benevenuto, uma das desenvolvedoras do BD-Motor, fará uma demonstração ao vivo do sistema, abordando, dentre outros tópicos, análise de eficiência e simulação de fluxos de caixas com base em orçamentos hipotéticos.

Sobre o IEEE PES e o IAS UERJ

O IEEE é o maior instituto mundial de tecnologia voltada à humanidade. Surgiu com o objetivo de disseminar a colaboração mútua, principalmente no acesso a tecnologias, e compartilhar conhecimentos entre seus semelhantes.

O Ramo Estudantil IEEE UERJ é a entidade representativa do IEEE na UERJ. Fundado em 2004, tem como missão difundir a identidade do IEEE dentro da universidade, contribuir para o desenvolvimento técnico-científico da comunidade acadêmica e agregar valor à formação profissional dos estudantes. Para o maior crescimento e avanço na área de energia elétrica, foram criados o capítulo PES (Power & Energy Society) e o capítulo IAS (Industrial Applications Society), que possibilitam um maior contato com indústrias e empresas do setor de energia.