• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Workshop do Cepel debate temas como certificação Inmetro, Selo Procel e compatibilidade eletromagnética na área de iluminação

Detalhes: Notícias

Workshop do Cepel debate temas como certificação Inmetro, Selo Procel e compatibilidade eletromagnética na área de iluminação

29-10-2019

Teve início, na manhã de hoje (29), o III Workshop de Iluminação a LED do Cepel. Os dois dias do evento reunirão especialistas de diversas áreas para compartilhar experiências no tema com um público de mais de 80 participantes. Ao dar as boas-vindas, o diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, que já atuou no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), destacou que a iluminação sempre mereceu um olhar especial, à medida que responde por cerca de um quarto do consumo de energia elétrica das edificações.

 


No que diz respeito à iluminação a LED, Guerreiro assinalou que, embora a tecnologia tenha evoluído bastante e apresente inúmeras vantagens, como redução do consumo de energia, aumento da vida útil do equipamento e melhoria da qualidade da luz emitida, é preciso atentar para alguns desafios, a exemplo da questão da compatibilidade eletromagnética, tema que será abordado no workshop.

 


Maurício Lisboa, chefe do Departamento de Laboratórios do Fundão, ressaltou que as atividades do Cepel na área de iluminação vão além do desenvolvimento tecnológico, abrangendo, dentre outras atividades, o apoio à regulamentação e à difusão do conhecimento. Neste contexto, o workshop de LED propicia um fórum para a discussão da difusão da tecnologia.

 


Corroborando as palavras de Maurício, a pesquisadora Alessandra de Souza, responsável pelo Laboratório de Iluminação do Cepel, assinalou: “Este workshop, agora em sua terceira edição, vem cumprindo o objetivo de reunir os diversos agentes do setor em um ambiente único, para discutir os documentos normativos da área, avaliar as dificuldades e as perspectivas com relação ao desenvolvimento da tecnologia, além de analisar de todos os elos da cadeia, a questão dos projetos luminotécnicos, de financiamento e do desenvolvimento dos produtos”.

 


Alessandra ressaltou que o Laboratório de Iluminação do Cepel tem um processo constante de capacitação, tanto técnica, quanto de infraestrutura. “Desenvolvemos vários projetos de pesquisa, avaliamos produtos no mercado e, se necessário, desenvolvemos novas metodologias de ensaio. Este workshop tem sido um meio bastante eficaz de disseminar os resultados alcançados em nosso laboratório”, afirmou.

 


Acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Laboratório de Iluminação do Centro é um dos mais bem equipados da América Latina, estando capacitado a realizar ensaios e serviços tecnológicos em lâmpadas e luminárias de uso residencial, industrial e público.

 


Além de um goniofotômetro de grande porte, o laboratório possui uma célula GTEM (Gigahertz Transverse Electromagnetic), que permite a realização de ensaios de compatibilidade eletromagnética até 1 GHz em lâmpadas e luminárias LED. No Brasil, apenas laboratórios especializados em compatibilidade eletromagnética possuem câmaras anecóicas para realização destes ensaios. Dentre os laboratórios especializados em Iluminação, o Cepel será um dos pioneiros a ser acreditado pelo Inmetro para este tipo de ensaio.

 

Clique aqui para conferir a programação do workshop.

 


As duas primeiras edições do evento aconteceram em 2012 e 2017.