Banco Mundial e MME realizam visita técnica ao Cepel

Banco Mundial e MME realizam visita técnica ao Cepel

03-07-2015

O Cepel recebeu, no dia 18 de junho, representantes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – Bird (Banco Mundial) e do Ministério de Minas e Energia (MME). O objetivo da visita foi acompanhar o andamento das atividades desenvolvidas pelo Centro no âmbito do Projeto META (Projeto de Assistência Técnica de Energia dos Setores de Energia e Mineral).

A comitiva, formada pelo representante do Banco Mundial em Washington, Jimmy Pannett, e pelos membros da Diretoria de Programa da Secretaria Executiva do MME, Ricardo Licks e Eder Ferreira, realizou visita ao Centro pela Unidade Fundão, sendo recepcionada pelos diretores Albert Melo (DG), Roberto Caldas (DP) e Alcêo Mendes (DL), e pelos pesquisadores Alberto Junqueira e Fabio Cavaliere, respectivamente coordenador e subcoordenador da Unidade Gestora de Projeto - Setorial Cepel (UGP/S-Cepel).

Após reunião com os diretores do Cepel, os visitantes conheceram as instalações dos laboratórios de Computação Intensiva (LabCin) e de Medição Fasorial (LabPMU), que receberam equipamentos adquiridos com recursos do Acordo de Empréstimo 8095 BR, firmado entre o MME e o Banco Mundial, no âmbito do Convênio nº 769362/2012 MME/Cepel. As apresentações foram feitas pela pesquisadora Ana Carolina Hinrichsen, da Área de Otimização Energética e Meio Ambiente, e pelo pesquisador José Eduardo Alves Junior, da Área de Tecnologias de Distribuição.

Posteriormente, a comitiva seguiu para conferir a execução das obras civis do Laboratório de Ultra-Alta Tensão Externo (LabUAT Externo) e conhecer os equipamentos adquiridos com recursos do convênio para este laboratório.

Esta visita foi conduzida pelo gerente da Área de Laboratórios de Adrianópolis, Alexandre Neves, e pelo pesquisador Fernando Dart, da Área de Linhas e Estações.

Esta foi a segunda visita de supervisão de contrato realizada pelo Banco Mundial e pelo MME ao Cepel. Os representantes da comitiva, tal como na visita anterior, mostraram-se satisfeitos com o progresso das atividades.

“Verificamos que os equipamentos adquiridos já estão gerando os benefícios previstos no Projeto META, bem como a construção dos pórticos do LabUAT está se tornando realidade com a execução das obras civis. A conclusão das atividades previstas pelo projeto tornará este importante Centro de Pesquisas ainda mais capacitado para continuar sendo referência e ajudar no desenvolvimento de nosso país”, destacou Ricardo Licks.