• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel avalia gerador elétrico da Usina Nuclear de Angra 2

Notícias

Cepel avalia gerador elétrico da Usina Nuclear de Angra 2

05-01-2017

Em dezembro de 2016, o Cepel avaliou o gerador elétrico da Usina Nuclear de Angra 2, pertencente à Eletronuclear, por meio dos sistemas IMA-DP e IMA-CTD, desenvolvidos pelo Centro. A inspeção ocorreu durante a parada programada para reabastecimento de combustível. Situada em Angra dos Reis, município do Rio de Janeiro, a usina voltou a operar no último dia 19, sendo reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).


IMA-DP e IMA-CTD (acrônimos de Instrumentação para Monitoramento e Análise de Descargas Parciais, e de Capacitância e Tangente Delta, respectivamente), são sistemas de medição destinados à avaliação da qualidade da isolação em equipamentos elétricos de alta tensão através da medição de descargas parciais, no caso do primeiro, e de capacitância e fator de perdas, no caso do segundo. Ambos os métodos são utilizados complementarmente no diagnóstico do isolamento elétrico em geradores de grande porte como o de Angra II.

 


O pesquisador Hélio Amorim, do Departamento de Linhas e Estações (DLE) do Cepel, aponta a importância dos sistemas para a minimização de falhas: “Esta avaliação é muito importante, pois fornece informações a respeito do isolamento elétrico do gerador que nenhuma outra técnica é capaz de fornecer”. Além de Amorim, participaram das inspeções em Angra 2 o pesquisador Thiago Baptista e o técnico João Borges, do DLE, e o técnico Jorge Luiz Oliveira, do Departamento de Laboratórios de Adrianópolis (DLA).


Para Amorim, participar de uma atividade como esta é motivo de grande satisfação. “Saber que estamos diante do maior gerador elétrico do Brasil e um dos maiores do mundo, com a responsabilidade de avaliá-lo, sem dúvida enche a nossa equipe de motivação e orgulho”, conta.

 

Desde 2009, o Cepel participa deste tipo de inspeção nas usinas de Angra. Ao todo já foram realizadas 11 avaliações do gênero - seis em Angra 1 e cinco, em Angra 2.