• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel dá início à agenda de cursos 2017 para corpo técnico do CEEAC

Notícias

Cepel dá início à agenda de cursos 2017 para corpo técnico do CEEAC

06-03-2017

Em apoio ao conjunto de ações da Eletrobras para implantação do Centro de Excelência em Energia do Acre (CEEAC), o Cepel dará continuidade à série de cursos programada para o corpo técnico da instituição. A agenda de 2017 começa com o treinamento sobre o programa computacional Anatem (Análise de Transitórios Eletromecânicos), que será ministrado entre 7 e 9 de março, na sede do CEEAC, localizada no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco.

 

Os cursos de capacitação promovidos pelo Cepel à equipe do CEEAC iniciaram-se em 2016, com módulos sobre o Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia (Sage) e o programa computacional Anarede (Análise de Redes Elétricas). Em janeiro deste ano, engenheiros do CEEAC também estiveram nas duas unidades do Cepel (Fundão e Adrianópolis), onde participaram de reuniões técnicas e acompanharam a realização de diversos ensaios laboratoriais. Saiba mais.

 

Ao longo de 2017, o Cepel realizará mais nove cursos para técnicos e engenheiros do CEEAC, abrangendo temas relacionados à energia solar; análise de harmônicos; análise de defeitos; avaliação de equipamentos de alta tensão; análise de perturbações; fluxo de potência ótimo; transmissão em corrente contínua; medição de energia elétrica para faturamento; e medidas elétricas.

 

O CEEAC é uma iniciativa da Eletrobras em parceria com a UFAC e outras instituições. Três temas vão conduzir as pesquisas no novo centro: transmissão em corrente contínua, turbinas “bulbo” [consideradas as mais adequadas para usinas de baixa queda] e gestão ambiental.