• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel desenvolve simulador digital de redes elétricas para treinamento de operadores

Notícias

Cepel desenvolve simulador digital de redes elétricas para treinamento de operadores

05-12-2018

Com base em sua ampla experiência com programas computacionais de análise de redes e sistemas de supervisão e controle, o Cepel está desenvolvendo um simulador digital de redes elétricas para treinamento de operadores. A solução tecnológica vem atender a uma demanda do setor, à medida que a qualificação dos operadores de sistemas elétricos de potência tem recebido atenção constante devido à crescente complexidade da operação das redes elétricas. A ferramenta foi apresentada no XV Encontro para Debates de Assuntos de Operação (EDAO), realizado pelo Cigre Brasil entre 19 e 21 de novembro, no Rio de Janeiro.


De acordo com o pesquisador do Departamento de Automação de Sistemas Marcelo Rosado, gerente do projeto, a utilização do simulador de redes elétricas pelos operadores permitirá a avaliação do comportamento do operador no seu ambiente de trabalho, tanto do ponto de vista dos procedimentos de operação, quanto em termos da eficiente comunicação com os demais integrantes da equipe de trabalho.


Chamado de TopSim, o simulador está integrado nativamente ao sistema EMS do SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia, desenvolvido pelo Cepel), o que resulta num menor custo de investimento e manutenção, representando uma alternativa atraente se comparado ao uso de simuladores externos.


Marcelo explica que a implementação desse tipo de simulador em um centro de controle possibilita treinamentos em diferentes condições operativas da rede elétrica. No entanto, para se obter realismo na simulação do sistema elétrico, é importante a representação de certos tipos de controladores. “Esta representação pode ser utilizada tanto para modelar esquemas especiais de proteção, quanto para modelar outros sistemas de controles, como controle conjunto de geradores, controle automático de tensão e controle de taps, de acordo com a necessidade específica do treinamento proposto”, assinala.


Outras Aplicações


O simulador também permite a análise do comportamento do sistema elétrico de potência; o conhecimento dos procedimentos de operação em situação normal, emergencial ou recomposição do sistema; qualificação nas ferramentas do Sistema EMS; adaptação ao ambiente da sala de controle; reciclagem de operadores; e treinamento preparatório para alterações futuras da rede elétrica.


“O Ambiente do Treinando executa o sistema SAGE-Treinando com o comportamento semelhante ao tempo real. As mesmas funcionalidades SCADA/EMS e telas unifilares utilizadas no centro de operação estão disponíveis neste ambiente. O TopSim poderá ser utilizado ainda como simulador integrado a outros sistemas SCADA/EMS de diferentes fabricantes. Permitirá também a visualização de telas unifilares na Web, via browsers, para acompanhamento da sessão de treinamento pelas pessoas externas ao centro de operação”, complementa Marcelo.

 

A previsão é de que o TopSim seja disponibilizado no início de 2019.