• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel e Cigré promovem curso sobre técnicas de medição em ensaios de alta tensão

Notícias

Cepel e Cigré promovem curso sobre técnicas de medição em ensaios de alta tensão

28-08-2017

 

 

 

Pesquisadores, técnicos de laboratórios, inspetores e engenheiros participaram, dias 1 e 2 de agosto, na Unidade Fundão do Cepel, do curso sobre Técnicas de Medição em Ensaios de Alta Tensão (MEAT). Ao todo, 76 profissionais de instituições de diferentes estados estiveram presentes ao treinamento, promovido pelo Comitê de Estudos D1 - Materiais e Tecnologias Emergentes do Cigré-Brasil em parceria com o Cepel.

 

A sessão de abertura do curso contou com as presenças do diretor-geral do Cepel, Marcio Szechtman; do assistente da Diretoria de Laboratórios e Pesquisa Experimental do Centro, João Guedes de Campos Barros; e da coordenadora do Comitê de Estudos D1, Adriana de Castro Passos Martins, engenheira da Cemig.

 

O objetivo do curso foi disseminar conhecimento na área de técnicas de medição e calibração em alta tensão, incluindo conceitos básicos sobre ensaios em alta tensão, sistemas de medição de tensão e corrente, suas características, componentes, tipos conforme grandeza a ser medida, calibração e rastreabilidade. As aulas ficaram a cargo do pesquisador Márcio Thelio Fernandes da Silva, do Departamento de Laboratórios de Adrianópolis (DLA) do Cepel, e do consultor e ex-pesquisador do Cepel, Orsino Borges de Oliveira Filho, ambos com mais de 30 anos de experiência em projetos de P&D e técnicas de ensaios e medição em alta tensão.

 

Márcio Thelio destacou a importância dos conceitos abordados durante o curso. “Conhecer as técnicas de medição, assim como as normas específicas para ensaios em alta tensão, e aplicá-las corretamente é fundamental para que os ensaios realizados tenham qualidade, segurança, e que os resultados possam refletir a integridade e confiabilidade do ensaio”, afirmou.
 

 

 

 

Segundo o pesquisador do Cepel, as técnicas de medição em ensaios de alta tensão interessam a profissionais que atuam nos laboratórios de fabricantes de equipamentos elétricos de alta tensão, de uso no sistema elétrico de potência ou em laboratórios de ensaios; em universidades e aos inspetores das Empresas Eletrobras. “As Empresas Eletrobras são as maiores consumidoras de equipamentos de alta tensão do Brasil, tanto para geração como também para transmissão de energia elétrica”, explicou.

 

“Ao participar do curso, os profissionais que trabalham com ensaios de alta tensão têm a oportunidade de entender melhor a importância de ter os sistemas de medição, utilizados nos ensaios, calibrados periodicamente e rastreados a padrões nacionais ou do exterior. Com isso, os resultados dos ensaios terão mais confiabilidade”, explicou o consultor Orsino Borges.

 

Além das aulas, os participantes tiveram a oportunidade de fazer, ao final do curso, uma visita técnica às instalações da Unidade Adrianópolis do Cepel, onde puderam conhecer melhor a infraestrutura dos laboratórios de Calibração em Alta Tensão, de Ensaios em Alta Tensão, e de Ensaios em Ultra-Alta Tensão.