Cepel faz primeira apresentação pública de programas sobre previsão eólica e de cargas

26-11-2018

O Cepel promoveu, no dia 29 de  outubro, treinamento nos programas computacionais Ventos, PrevcargaPMO e PrevcargaDESSEM, desenvolvidos no âmbito do projeto Ventos. O curso foi a primeira apresentação pública dos programas, e, na oportunidade, os participantes puderam conhecer aspectos conceituais, executar os programas e manusear os arquivos de dados e de resultados.

De acordo com o pesquisador do Departamento de Otimização Energética e Meio Ambiente (DEA) José Francisco Pessanha, gerente do projeto, a capacidade de elaborar previsões confiáveis de geração eólica é um dos principais requisitos para a integração segura e econômica de aproveitamentos eólicos ao sistema elétrico.

Neste contexto, o pesquisador assinala que o projeto Ventos visa disponibilizar metodologias e ferramentas computacionais que permitam aos operadores de sistemas elétricos e de parques eólicos realizarem previsões probabilísticas da geração eólica, de forma ágil e integrada ao ENCAD (Sistema de Encadeamento de Modelos Energéticos), desenvolvido pelo Centro.

“O programa Ventos fornece previsões probabilísticas da geração eólica até uma semana à frente com resolução semi-horária. Seus principais usuários vão desde empresas que operam parques eólicos até operadores de sistemas elétricos com expressiva participação de geração eólica. Já os programas PrevcargaPMO e PrevcargaDESSEM fornecem, respectivamente, previsões de carga para o Plano Mensal da Operação (PMO) e para a programação diária da operação”, explica Francisco.

O pesquisador acrescenta que o PrevcargaPMO fornece previsões de carga com resoluções semanal e mensal até dois meses à frente, enquanto o PrevcargaDESSEM fornece previsões de carga até 168 horas à frente com resolução semi-horária. Ambos os programas são utilizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O curso foi dividido em duas partes. A parte conceitual foi ministrada por José Francisco. A parte prática ficou sob responsabilidade dos pesquisadores Valk Luiz de Oliveira Castellani e Victor Andrade de Almeida, ambos do DEA, que fizeram a demonstração dos programas. Participaram do treinamento 12 representantes da Eletrobras, Furnas, Eletronorte, Cepel, Kroma Energia e estudantes universitários.

Isabela Costalonga, da Eletronorte, considerou o curso bastante abrangente, situando a importância da fonte eólica nos sistemas elétricos mundial e brasileiro. “Como trabalho na área de Análise de Custos e Riscos, conhecer os programas de acompanhamento e previsão de Geração Eólica e Carga desenvolvidos pelo Cepel e utilizados no PMO é de grande interesse e utilidade para a previsão do preço da energia”.

Rafaella Vilar, da Kroma Energia, também considerou o curso uma ótima oportunidade de aprendizado e enfatizou a qualidade do material disponibilizado, que abordou o assunto de forma clara e objetiva.

Integram a equipe do projeto Ventos, além de José Francisco Pessanha, Valk Luiz de Oliveira Castellani e Victor Andrade de Almeida, os pesquisadores Albert Cordeiro Geber de Melo, Maria Elvira Pinero Maceira, Debora Dias Jardim Penna e Jorge Machado Damázio, todos do DEA.