Cepel participa de evento sobre segurança cibernética no setor elétrico

Cepel participa de evento sobre segurança cibernética no setor elétrico

18-12-2018

O pesquisador Gilberto Pires de Azevedo, do Departamento de Redes Elétricas (DRE), participou, nos últimos dias 6 e 7, em Brasília (DF), do I Workshop de Segurança Cibernética para Sistemas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (WSEC-GTD) do Cigre-Brasil. O objetivo do evento foi discutir as ameaças cibernéticas ao setor elétrico.

Gilberto fez uma apresentação com o tema “P&D+I e o Futuro da Segurança Cibernética no Setor Elétrico Brasileiro”.  De acordo com o pesquisador, a Segurança Cibernética está ganhando relevância rapidamente e estará dentre os principais temas de pesquisas na próxima década. “O número de artigos publicados anualmente sobre Segurança Cibernética é dezenas de vezes  maior do que há 10 anos, indicando que é um tema de pesquisa em efervescência”, afirma.

Gilberto ressalta que o Brasil tem todas as condições para colocar-se entre os países mais qualificados nas pesquisas em Segurança Cibernética do Setor Elétrico. “Temos qualificação técnica, temos recursos para pesquisa via P&D Aneel e temos a necessidade de proteção cibernética.  O Cepel pode e deve desempenhar papel de destaque nas pesquisas na área.  Como produtor de software, o desenvolvimento de programas computacionais com alto nível de segurança cibernética será uma vantagem competitiva decisiva.”

O pesquisador acrescenta que não apenas as empresas do setor elétrico estão atentas ao assunto. A proteção das infraestruturas críticas do país contra ataques cibernéticos é uma preocupação do Governo Federal, que em novembro deste ano publicou a “Política Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas”, e das Forças Armadas que, por meio do Centro de Defesa Cibernética (CDCIBER), montaram equipes altamente qualificadas para abordar o assunto.