• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel participa de maior evento de avaliação de integridade estrutural da América Latina

Notícias

Cepel participa de maior evento de avaliação de integridade estrutural da América Latina

05-09-2018

O Cepel participou, entre 27 e 29 de agosto, do Conaend & IEV 2018, principal evento da América Latina na área de Avaliação de Integridade Estrutural. A pesquisadora Heloisa Cunha Furtado e o pesquisador Ricardo Dutra, ambos do Departamento de Materiais, Eficiência Energética e Geração Complementar, representaram o Centro.

 

Realizado em São Paulo (SP), o Conaend & IEV 2018 reuniu o XXXVI Congresso Anual de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção e a XXI Conferencia Internacional sobre Evaluación de Integridad y Extensión de Vida de Equipos Industriales, promovidos, respectivamente, pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) e pelo Projeto Multinacional de Avaliação de Integridade e Extensão de Vida de Equipamentos Industriais (Promai).

 

Com o mote “Conhecimento e a Inovação para Transformar a Inspeção”, o evento reuniu mais de mil participantes para discutir novas soluções e oportunidades de negócios em diferentes áreas, como Ensaios Não Destrutivos e Inspeção na Fabricação, Construção, Montagem e Inspeção em Serviço, Manutenção, Integridade e Extensão de Vida Útil.

 

 

Integridade estrutural e energias renováveis

 

Uma das sessões técnicas da programação foi dedicada à Avaliação de Integridade Estrutural em Fontes de Energia Renováveis, organizada e coordenada por Heloisa Furtado, que apresentou os principais desenvolvimentos e aplicações de ensaios não destrutivos e inspeção no segmento.

 

A sessão contou com três palestras técnicas e uma mesa-redonda. A primeira, “Desafios operacionais de parques eólicos”, foi ministrada por Flavio Guimarães Lins, gerente de Pré-operação e Operação em Tempo Real do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que abordou a abrangência do parque eólico nacional e sua participação na matriz energética, assim como as perspectivas de expansão.

 

Em seguida, Martin Brand, da WEG Equipamentos Elétricos, proferiu a palestra “Inspeção em fontes renováveis com foco em operação ou no processo de fabricação,” destacando o domínio pelo Brasil da tecnologia de fabricação de aerogeradores e painéis fotovoltaicos, e a importância da inspeção em fábrica como forma de garantir o desempenho do produto em campo. 

 

Fechando a sessão, o pesquisador Ricardo Dutra apresentou a palestra “Inspeção em equipamentos de geração renovável: aspectos da geração eólica e solar fotovoltaica”, abordando as técnicas de inspeção de campo disponíveis para estas fontes geradoras e sua importância para garantir a disponibilidade dos parques instalados durante sua vida de projeto e a extensão da vida útil destas plantas.

 

Na mesa-redonda, foi identificado o enorme potencial deste mercado de atuação para a atividade de inspeção, manutenção e avaliação de integridade estrutural.