• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel participou de Reunião do CIER

Notícias

Cepel participou de Reunião do CIER

03-12-2018

O assistente da Diretoria de Laboratórios e Pesquisa Experimental (DL) do Cepel, Eng João Barros, participou da 53ª Reunião de Altos Executivos (ERA) da Comissão de Integração Energética Regional (CIER), realizada entre 14 e 16 de novembro, em Buenos Aires, Argentina.


O evento contou com cerca de 150 participantes de países da América Latina, área de atuação do CIER, que tem sede em Montevidéu, Uruguai. Barros participou do encontro como conferencista e delegado do BRACIER, Comitê Brasileiro do CIER, no qual exerce a função de secretário executivo.


Em um primeiro momento, Barros discorreu sobre os “Sistemas HVDC como alternativa flexível de interconexão internacional”, quando abordou as características inerentes à tecnologia dos elos HVDC, assim como as diversas aplicações tradicionais de HVDC, tais como transmissão submarina ou subterrânea, transmissão a partir de fazendas eólicas no mar e operação assíncrona.


Em seguida, discorreu sobre o tema “Novas tecnologias de Transmissão e Distribuição para integrar prosumidores”, quando apresentou alguns dos desafios para o modelo de negócios das Redes Elétricas Inteligentes e apresentou as principais características do futuro Laboratório de Smart Grids do Cepel.


“Tive a oportunidade, além da abordagem direta dos temas, de mostrar a experiência acumulada pelo Cepel em HVDC, desde nossa participação nos trabalhos de especificação, projeto e comissionamento das estações conversoras do sistema de transmissão em HVDC de Itaipu, entre 1977 e 1984, assim como em muitas outras tarefas no Brasil e no exterior, culminando com os recentes elos de corrente contínua dos projetos Madeira e Belo Monte. Pude apresentar também alguns slides sobre o trabalho em andamento para implantação de nosso Laboratório de Smart Grids, que esperamos possa iniciar suas operações em 2019”, assinala o assistente da DL.


Na tarde do dia 16 de novembro, realizou-se a 54ª Reunião do Comitê Central da CIER, evento este de caráter administrativo, e do qual Barros participou como delegado do BRACIER.