Cepel participa do lançamento de projeto de gestão e eficiência energética da Marinha

17-03-2017

O diretor-geral do Cepel, Marcio Szechtman, participou, no dia 15 de março, do lançamento do projeto “CON Energia”, uma iniciativa do Comando de Operações Navais que visa à redução de custos da Marinha do Brasil com energia elétrica e à gestão eficiente de energia na instituição. O Cepel foi convidado a prestar apoio tecnológico ao desenvolvimento de um projeto piloto do “CON Energia”, na própria base naval do Rio de Janeiro.

O evento, presidido pelo comandante de Operações Navais, almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos, foi realizado no Salão Histórico do Comando do Primeiro Distrito Naval, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

A execução do projeto ficará a cargo da Comissão Interna de Conservação de Energia da Marinha (Cicemar) e está estruturado em três pilares: livre mercado, eficiência energética e geração distribuída.

Durante o lançamento, o contra-almirante Vanley Monteiro Soares explicou os principais desafios do “CON Energia”. Em seguida, o superintendente de Estudos Econômicos e Energéticos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Jeferson Borghetti Soares, apresentou os benefícios da oferta de energia descentralizada e o uso de fontes alternativas no atual cenário energético brasileiro.