• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel promove novos cursos de Avaliação Dielétrica

Notícias

Cepel promove novos cursos de Avaliação Dielétrica

01-02-2018

 

O Cepel promoveu, no último trimestre de 2017, dois cursos de Avaliação Dielétrica de Equipamentos Elétricos de Alta Tensão. Destinados a profissionais do setor elétrico, em especial aos das empresas Eletrobras, os treinamentos atenderam a uma solicitação da Universidade Corporativa das Empresas Eletrobras (Unise), que registrou grande interesse pelo tema.


Ministrados por pesquisadores do Departamento de Linhas de Transmissão e Equipamentos (DLE) e do Departamento de Laboratórios do Fundão (DLF), os cursos foram realizados nos períodos de 9 a 11 de outubro e de 21 a 23 de novembro. Cada turma reuniu 20 profissionais.

 

Com tópicos práticos e teóricos, a ementa do curso envolveu os conceitos de avaliação de equipamentos com foco na ocorrência de descargas parciais. “A parte laboratorial foi um grande diferencial. A possibilidade de intercalar a teoria com a prática é uma experiência que muitos jamais tiveram ao longo da carreira profissional”, destacou o pesquisador do DLE, Hélio de Paiva Amorim Junior, coordenador e um dos instrutores do treinamento.

 

 

A quantidade de interessados no assunto tem sido motivo de satisfação para os instrutores. “Ficamos bastante contentes, quando vemos que o interesse pelo assunto, demonstrado pelo bom número de participantes, tem sido alto. Mesmo considerando o quadro atual da economia brasileira”, completou Hélio Amorim.

 

Além de Amorim, os engenheiros Alain François Sanson Levy e André Tomaz de Carvalho, respectivamente chefe e pesquisador do DLE, e Márcio Antônio Sens, do DLF, também participaram como instrutores no curso.

 

No ano de 2017, foram três cursos sobre o assunto, sendo o primeiro em parceria com o Comitê de Estudo CE-A1 (Máquinas Rotativas) do Cigré-Brasil e estes dois últimos com a Unise. Uma das metas dos pesquisadores do Cepel é publicar um livro sobre o tema, relatando os principais estudos de caso e soluções empregadas. A meta é que a obra, inédita em língua portuguesa, seja publicada em 2019.