Cepel realiza treinamento sobre programa computacional ASTRO

Cepel realiza treinamento sobre programa computacional ASTRO

25-09-2018

O Departamento de Automação de Sistemas (DAS) do Cepel finalizou, em 31 de agosto, o segundo módulo do treinamento sobre o programa computacional ASTRO (Ambiente Simulado para Treinamento de Operadores) para quatro representantes da empresa Plena Operação e Manutenção de Transmissoras de Energia Elétrica Ltda., responsável pela operação e manutenção de sete concessionárias em operação comercial.

De acordo com o pesquisador Victor Navarro, gerente do projeto, o objetivo do ASTRO é desenvolver e manter, no estado da arte, um programa integrado ao SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia) para treinamento off-line de operadores de subestações elétricas. “O ASTRO tem como premissa a capacidade de simulação da execução das sequências de manobras de circuitos que constam no Manual de Instruções de Operação de Sistemas, proporcionando ao operador a oportunidade de treinar, de forma virtual, a execução das manobras associadas a todas as ocorrências desejadas”, explica.

Victor assinala algumas das vantagens do programa ao propiciar o treinamento do operador no seu posto de trabalho. “O ASTRO permite a redução do custo de treinamento para as empresas, elimina a dificuldade de agendamento de treinamentos e a interferência nas escalas de trabalho, sendo apropriado para o aprendizado de todas as técnicas básicas, tais como recomposição do sistema em situações de emergência e manobras em situações normais de operação”.

O programa encontra-se na versão 0.99b, que apresenta novas funcionalidades em termos de relatório de desempenho, melhorias de interface e usabilidade, além de incorporar várias novas características necessárias para a empresa Plena e que serão muito úteis para todos os clientes posteriores. Como benefícios, tem-se um sistema mais robusto, que permite um acompanhamento mais detalhado do treinamento e de sua eficácia.

Em dois módulos

Além de Victor Navarro, também foi instrutor do treinamento o pesquisador Ricardo Linden. Para facilitar o entendimento do programa, o curso foi dividido em dois módulos. O primeiro, realizado em junho deste ano, abordou tópicos relacionados à instalação e ao uso do ASTRO –administrador de logins, uso do cliente ASTRO, analisador de desempenho, editor de comandos, editor de intertravamento e editor de relacionamentos. Já o segundo módulo, realizado em julho e agosto, teve como foco a criação e edição de simulações no programa, incluindo tópicos como introdução à máquina de estados, editor de cenários e exemplos práticos.

O principal objetivo da Plena ao requisitar o treinamento ao Cepel foi capacitar seus empregados antes que começassem a usar o programa, permitindo à empresa cumprir os requisitos estabelecidos pelas normas nacionais de forma eficiente e eficaz.
“O treinamento do simulador ASTRO, além de propiciar o conhecimento das ferramentas utilizadas para criação das simulações, possibilitou a interação entre as equipes da Plena e do Cepel para que, juntas, obtenham o resultado pretendido na criação de cada cenário e dentro do que será viável para elaboração de simulações futuras”, afirma Clever Braga, da Gerência de Engenharia da Plena, em nome dos participantes.

O treinamento é parte integrante do pacote de comercialização do programa ASTRO, e tem sido bastante apreciado pelas empresas que já adquiriram o produto. Para mais informações sobre o programa e curso, envie email para astro@cepel.br.