• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel sedia minicurso de avaliação dielétrica

Notícias

Cepel sedia minicurso de avaliação dielétrica

13-07-2017

Entre 12 e 14 de junho, a unidade Fundão do Cepel sediou o minicurso “Avaliação Dielétrica em Geradores e Motores Elétricos com Base nas Descargas Parciais”, promovido pelo Cigré-Brasil. O objetivo do curso foi apresentar o que são as descargas parciais (DP) no isolamento elétrico de máquinas rotativas e mostrar soluções desenvolvidas para o monitoramento e análise de geradores e motores.


O curso foi ministrado por Alain François Levy, Hélio Amorim e André Tomaz, respectivamente, chefe e pesquisadores do Departamento de Linhas de Transmissão e Equipamentos (DLE); e Marcio Sens, pesquisador do Departamento de Laboratórios do Fundão (DLF).


Vinte e três pessoas, entre profissionais do setor elétrico e acadêmicos, participaram do curso, no qual foram apresentados conceitos de descargas parciais no isolamento elétrico de máquinas rotativas (como se originam, suas consequências, formas de monitoramento e análise de gráficos resultantes do monitoramento). Os alunos conheceram também algumas das soluções desenvolvidas para o monitoramento e análise de geradores e motores.


O curso foi uma solicitação do Cigré-Brasil, especificamente do Comitê de Estudos A1 de Máquinas Rotativas. Nos dois primeiros dias foram realizadas instruções teóricas, com palestras dos pesquisadores do Cepel. No último dia, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da prática do monitoramento de descargas parciais. As atividades foram realizadas nos laboratórios de Pesquisa em Descargas Parciais (Lab IMA-e) e de Propriedades Elétricas e Magnéticas (MA6). Lá, foram apresentados os sistemas de monitoramento de DP, em especial o IMA-DP. Foram ressaltados também os aspectos práticos na avaliação de geradores elétricos.

 


As atividades em laboratório de alta tensão foram um diferencial do curso. A afirmação é de Hélio Amorim, um dos instrutores. “É algo bem peculiar que o Cepel pode proporcionar. Nesta atividade procuramos refazer os circuitos vistos na parte teórica do curso, enfatizando a montagem do circuito elétrico de medição de DP e avaliação dos sinais”, disse.


Hélio Amorim conta que, também para o Cepel, o curso foi uma experiência inovadora. “Os demais cursos sempre foram ministrados para profissionais da Eletrobras, ou seja, dentro de casa. Desta vez, não. Foram 23 profissionais de várias empresas, o que, de certa forma, impõe maior desafio, pois quase nenhum destes profissionais conhece a dinâmica do Cepel. Além disso, o curso talvez tenha servido para implantar uma promissora parceria com o Cigre, representado pelo grupo A1”. Uma parte bem interessante, segundo Amorim destacou, foi a apresentação e discussão das normas internacionais e brasileiras que tratam da medição e avaliação de DP em máquinas rotativas, uma novidade desta edição.


Ao fim das atividades, foi aberto espaço para que os participantes fizessem sua avaliação da experiência, momento em que todos se manifestaram com opiniões positivas sobre o curso, enfatizando o nível técnico e as experiências em laboratório.

 

LEIA TAMBÉM

 

Cepel participa de comissionamento de Subestações Isoladas a Gás do sistema TESB

 

Subestação de Furnas passa por diagnóstico por meio de medição de Descargas Parciais