• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel sedia reunião sobre regulamentação de luminárias de iluminação pública

Notícias

Cepel sedia reunião sobre regulamentação de luminárias de iluminação pública

03-12-2018

No próximo dia 05, o Cepel vai sediar reunião convocada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para discutir pontos sobre a regulamentação de luminárias de iluminação pública viária.


“ Essa reunião tem grande importância devido à necessidade de ajustes na Portaria n° 20 do Inmetro, que regulamenta as luminárias para iluminação pública viária. Embora a questão fundamental com relação à classificação das luminárias tenha sido resolvida com a publicação da emenda da ABNT NBR 5101, existem outros pontos importantes que necessitam ser revisados, como os ângulos de ensaio e atualização de referências de ensaio obsoletas”, assinala a pesquisadora do Departamento de Laboratórios do Fundão Alessandra Barbosa, gerente do Laboratório de Iluminação do Cepel.


A ideia é ter um documento o mais consolidado possível antes da publicação da consulta pública da Portaria Complementar, prevista para o primeiro semestre de 2019. Participam da reunião representantes da Eletrobras, do Cepel, de organismos certificadores, de fabricantes e Laboratórios de Iluminação e Compatibilidade Eletromagnética acreditados pelo Inmetro em todo o Brasil.