• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel visita Centro Tecnológico de Engenharia Civil de Furnas e ministra treinamento

Notícias

Cepel visita Centro Tecnológico de Engenharia Civil de Furnas e ministra treinamento

11-05-2018

No fim de abril, os pesquisadores Vanessa Guedes e Ricardo Dutra, do Departamento de Materiais, Eficiência Energética e Geração Complementar (DME), realizaram uma visita técnica ao Centro Tecnológico de Engenharia Civil de Furnas, localizado em Aparecida de Goiânia (GO). Na ocasião, os pesquisadores também ministraram o curso Energia Eólica para 56 técnicos e engenheiros da Gerência de Serviços Tecnológicos de Furnas.

 

O conteúdo programático do treinamento contemplou aspectos da energia eólica, incluindo temas como meteorologia básica; medição e tratamento de dados anemométricos; tecnologia de aerogeradores; impacto ambiental, viabilidade técnica e econômica; e modelos de microescala.

 

O engenheiro civil Marlos José Ribeiro Guimarães e o engenheiro geólogo João Luiz Armelin destacaram a abrangência do curso e os esclarecimentos proporcionados. “Ficou visível que qualquer agente do segmento precisa se municiar de informações técnicas confiáveis como condicionantes para o desempenho global da fonte eólica”, complementa Marlos.

 

Marlos acrescenta que é preciso ter olhar clínico para acompanhar a evolução tecnológica, os riscos intrínsecos, as dinâmicas de mercado e todos os aspectos afins, “pois o sistema é extremamente sensível às perturbações e só pode existir com segurança, durabilidade, eficiência e economia se tratado continuamente com abordagens técnicas de alto nível”.

 

Além de cursos sob demanda, o Cepel promove cursos abertos de Energia Eólica nas instalações do Centro. A próxima edição acontecerá entre 01 e 05 de outubro.

 

Leia também Com mais de 10 anos de trajetória, Curso Básico de Energia Eólica capacita profissionais do setor

 

Túneis de Vento e parceria

 

No último dia de visita, os pesquisadores do Cepel foram apresentados aos laboratórios e atividades gerais do Centro Tecnológico, incluindo os recém-inaugurados Túneis de Vento.

 

Furnas adquiriu dois Túneis de Vento. O maior possui seção de teste de 1,5m x 1,5m, com velocidades até 40 m/s, sendo adequado, dentre outras atividades e experimentos, para calibração de anemômetros de copo, tipo padrão utilizado para medição de velocidades de vento para avaliação de potencial eólico, definida pela norma IEC 61400-12-1.

 

De acordo com a pesquisadora Vanessa Guedes, esta é uma atividade de grande importância para o setor de energia eólica. Ela explica que as calibrações para participação em leilão devem ser realizadas por laboratórios membros da Measnet, mas como no Brasil não há nenhum laboratório membro, as calibrações são realizadas fora do país. A expectativa é que o Túnel de Vento de Furnas supra esta lacuna. Mas, para isso, será preciso um extenso trabalho, no sentido de assegurar a qualidade do escoamento do túnel. Para viabilizar a filiação laboratório de Furnas no Measnet, foi discutida uma parceria entre o Cepel e Furnas.

 

Vanessa acrescenta que outros projetos foram debatidos, visando a estudos de esforços aerodinâmicos em estruturas, tais como pás e torres de aerogeradores e de escoamentos atmosféricos em terrenos complexos para avaliação de potencial eólico.