• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Compatibilidade eletromagnética será tema de workshop do Cepel

Notícias

Compatibilidade eletromagnética será tema de workshop do Cepel

13-06-2018

É comum observarmos distorções na imagem de televisores ao acendermos as luzes, bem como quando ligamos alguns eletrodomésticos. Também é comum ouvirmos ruídos durante a execução de músicas quando os telefones celulares tocam. Esses são apenas alguns exemplos da interferência eletromagnética presente em nosso dia a dia. Assegurar o bom funcionamento de um equipamento, sem que sofra ou interfira no funcionamento de outros equipamentos próximos a ele, é garantir sua compatibilidade eletromagnética.

 

O tema será debatido em workshop realizado pelo Cepel no dia 07 de agosto, na Unidade Fundão. Com a presença de renomados especialistas na área, o objetivo do evento é trazer à pauta os desafios atuais e futuros da indústria de equipamentos eletroeletrônicos em diversos setores e a necessidade de sua regulamentação quanto à compatibilidade eletromagnética.

 

A discussão mostra-se bem oportuna à medida que, no Brasil, poucos produtos são regulamentados. Na área de iluminação, por exemplo, a exigência só começou, efetivamente, em 2014, com a regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para lâmpadas a Led.


A programação abrange palestras sobre os aspectos básicos da compatibilidade eletromagnética e sua importância para a sociedade; normalização e regulamentação no Brasil; ensaios de compatibilidade eletromagnética para instrumentos de medição e regulamentos técnicos metrológicos; redução do tempo das medições de interferência eletromagnética com receiver baseado em FFT, dentre outros assuntos.


O Cepel apresentará sua experiência com caracterização de campos magnéticos em diversos ambientes e também em lâmpadas e luminárias a Led. O Centro ainda abordará a adequação do Laboratório de Iluminação do Centro para atendimento à norma ABNT CISPR 15/14, que estabelece limites e métodos de medição das radioperturbações características dos equipamentos elétricos de iluminação e similares.
 

Serviço

I Workshop de Compatibilidade Eletromagnética

Dia: 07 de agosto, das 8h30 às 16h30

Local: Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel

Auditório Principal da Unidade Fundão: Av. Horácio Macedo, 354 – Cidade Universitária – Rio de Janeiro

Valor: Valor da inscrição: R$ 250,00

Estudantes: R$ 100,00 (mediante comprovação)

Inscrições e mais informações: eventos@cepel.br/ (21) 2598-6088