• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
DRE dá prosseguimento a seu Ciclo de Cursos em agosto

Notícias

DRE dá prosseguimento a seu Ciclo de Cursos em agosto

28-08-2017

 

 

O Departamento de Redes Elétricas (DRE) do Cepel deu prosseguimento, esta semana, ao seu Ciclo de Cursos, com o treinamento sobre o programa computacional NH2 (Análise Probabilística e Confiabilidade), realizado de 22 a 24 de agosto, na Unidade Fundão. Entre os dias 29 e 31, será realizado o curso do software Flupot (Fluxo de Potência Ótimo). Cada curso tem duração de 21 horas e é ministrado por instrutores do DRE.


Destinado a fazer a avaliação da confiabilidade de sistemas de potência de grande porte, o NH2 é um programa computacional que dá suporte a planejadores e operadores para garantir níveis adequados de confiabilidade, medindo o risco do sistema sob diferentes alternativas de planejamento.

Já o Flupot tem como principal objetivo encontrar um estado operativo de uma rede elétrica de corrente alternada, em regime permanente, que otimize uma determinada função objetivo e satisfaça uma série de restrições físicas e operacionais. O programa utiliza algoritmos de otimização eficientes de programação não linear e destaca-se pela flexibilidade na escolha da função objetivo, pelos controles que podem ser alterados e pelo conjunto de restrições que devem ser obedecidas no processo de otimização. Até o fim de 2017 está prevista ainda a realização da segunda turma do curso básico do programa Anarede, entre os dias 17 e 19 de outubro; e uma segunda turma do software Anatem, cujas aulas serão realizadas entre os dias 28 de novembro e 10 de dezembro. As inscrições já estão abertas.

 

 

Mais de cem profissionais já participaram dos quatro primeiros treinamentos

Mais de cem profissionais de empresas e instituições de diferentes estados já passaram pelas aulas dos quatro primeiros treinamentos do Ciclo de Cursos do DRE em 2017. O Ciclo teve início no mês de maio, com o curso básico do programa Anarede. Na sequência, em junho, foram realizados os treinamentos dos softwares Anatem, PacDyn e Anafas. Saiba como foram os cursos promovidos este ano:

 

Anarede – Análise de Redes Elétricas

Com carga horária de 21 horas, o treinamento do Anarede abriu o
Ciclo do Cursos do DRE e foi realizado entre os dias 9 e 11 de maio. Com aulas práticas e teóricas, o curso contemplou os conceitos básicos do programa, como modelagem dos equipamentos, métodos e controles para solução do fluxo de potência e análise de contingências. Os programas FormCepel e PlotCepel, que auxiliam no pós-processamento dos resultados do Anarede, também foram utilizados durante as aulas.

Participaram do curso 37 profissionais do setor elétrico, incluindo empresas Eletrobras, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e distribuidoras de diversos estados. A atividade também contou com a presença da professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Cristiane Lionço Zeferino, estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estagiários do Cepel.

 

Anatem – Análise de Transitórios Eletromecânicos

O DRE promoveu, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, curso do programa Anatem, que é destinado à execução de estudos de transitórios eletromecânicos. Realizado na Unidade Fundão, com uma carga horária de 28 horas, o curso reuniu 26 alunos de diferentes instituições como universidades, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE); empresas Eletrobras, fabricantes de equipamentos, como a Wobben e a Gamessa e de firmas de consultoria, além de público interno composto por estagiários, bolsistas e pesquisadores do Cepel.

O programa Anatem visa à execução de estudos de transitórios de estabilidade eletromecânica. Os transitórios eletromecânicos são perturbações no sistema elétrico resultantes da interação dinâmica entre geradores e reguladores presentes no sistema. Estes transitórios envolvem principalmente os geradores, reguladores associados aos geradores (reguladores de tensão, de velocidade e estabilizador) e a rede elétrica.

 

PacDyn – Análise e Controle de Oscilações em Sistemas de Potência

Dando prosseguimento ao seu ciclo de cursos, o Departamento de Redes Elétricas promoveu, entre os dias 6 e 9 de junho, o treinamento sobre o programa PacDyn, destinado à análise e controle de oscilações eletromecânicas em sistemas de potência. Ao todo, oito pessoas participaram do curso, entre profissionais de empresas como Eletrobras e Eletroacre, e de instituições como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A carga horária foi de 28 horas.

O treinamento foi elaborado de forma a atender tanto a profissionais iniciantes no uso do programa como àqueles que já o utilizam no seu dia a dia. Para isso, foram realizadas uma descrição detalhada do programa PacDyn e a apresentação de suas novas funcionalidades.

 

Anafas – Análise de Faltas Simultâneas

Por fim, o curso do programa Anafas, realizado entre os dias 27 e 29 de junho, reuniu 32 alunos. Um dos principais objetivos foi oferecer conteúdos como os conceitos básicos, aplicações no setor elétrico e sua importância, modelagem e cálculos, além das configurações da mais recente edição do software.

O Anafas é utilizado para cálculo de curtos-circuitos na rede elétrica e permite execução automática de grande número de faltas, inclusive deslizantes, resultados orientados a pontos de falta ou de monitoração, estudo automático de superação de disjuntores, obtenção de equivalentes e cálculo automático da evolução dos níveis de curto. É desenvolvido no Cepel sob a linha de pesquisa “Análise de Harmônicos e Curto-Circuito”.