• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Estudantes de Engenharia de Materiais do IME fazem visita técnica ao Cepel

Notícias

Estudantes de Engenharia de Materiais do IME fazem visita técnica ao Cepel

27-09-2018

“A visita fechou um elo fundamental que o discente precisa ter entre teoria e prática. Mostrou a importância da integração entre academia, indústria e centros de pesquisa na área de análise de falhas e afins. Realmente esse é o Brasil que acreditamos e queremos”. O depoimento é do professor Lucio Fabio Cassiano Nascimento, major do Quadro de Engenheiros Militares do Instituto Militar de Engenharia (IME), após visita técnica aos laboratórios de Metalografia (MA3) e Propriedades Mecânicas (MA4) do Cepel, no último dia 20.

 


O professor Lucio, que atualmente leciona a disciplina de Análise de Falhas no Curso de Graduação em Engenharia de Materiais do IME/RJ, solicitou a visita para apresentar a dois dos alunos do último período do curso, Lucas Barbosa Balthazar e Paulo Vinicius Pelegrini, a rotina de análise de falhas no Centro. Ele diz que o objetivo foi mais do que atendido. “Gostaria de dizer que o objetivo foi excedido em todos os sentidos, pois além de visualizarem diversos casos práticos, os discentes puderam compreender a importância do trabalho do analista de falhas, a complexidade e a diversidade dos conhecimentos necessários, bem como os cuidados a serem tomados quando da elaboração de um relatório investigativo”, assinala.

 


Os pesquisadores Joselio Sena Buarque e Bruno Reis Cardoso e a técnica Roberta Martins de Santana recepcionaram os visitantes no MA3. Já no MA4, o pesquisador Carlos Frederico Trotta Matt e o técnico Antônio Carlos de Andrade e Silva foram os responsáveis por conduzir a visita.

 


De acordo com a equipe do Cepel, no decorrer da visita, os estudantes puderam conhecer as metodologias utilizadas pelo Centro em análises periciais de falhas dos equipamentos utilizados no setor elétrico. Foi apresentado o ferramental da instituição para este tipo de trabalho, como microscópios de luz visível com software de análise de imagens, microscópios eletrônicos de varredura, durômetros e máquinas de ensaios mecânicos, Charpy, tração e fadiga. “Durante a visita, foram apresentados os casos mais recentes de análises periciais feitas pelos laboratórios, com breve explicação sobre os mecanismos que levaram à falha dos componentes”, explica a equipe.

 


Ao final da visita foi entregue ao Cepel um certificado de reconhecimento, assinado pelo Exmo. Sr. General Diretor do IME, como forma de agradecimento pelo apoio à formação dos engenheiros metalúrgicos e de materiais.

 


A professora Simone Izabel Vieira de Santana, também do IME, acompanhou o professor Lucio e os estudantes na visita.