• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Inmetro confirma acreditação de Laboratórios do Cepel

Notícias

Inmetro confirma acreditação de Laboratórios do Cepel

21-01-2019

Após reavaliação de praxe, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre), confirmou, oficialmente, em dezembro de 2018, a manutenção da acreditação de laboratórios do Departamento de Laboratórios de Adrianópolis (DLA) do Cepel. O certificado conferido ao Centro menciona que a acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento de sua competência para realizar atividades de ensaios, conforme o Escopo de Acreditação.

 


A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC), da Inter American Accreditation Cooperation (IAAC) e do International Accreditation Forum (IAF), e concedeu acreditação aos laboratórios do DLA segundo a norma técnica ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, que especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação dos laboratórios.

 


A acreditação dos laboratórios do DLA para ensaios, no âmbito da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE), foi inicialmente concedida em 1987. Após a última revisão, realizada em outubro do ano passado, o escopo atual acreditado para os laboratórios do DLA inclui ensaios elétricos e magnéticos em Motores de Indução Trifásico e Transformadores de Potência.

 


A próxima reavaliação dos laboratórios do DLA deve ocorrer até junho de 2020.

 

 

Outras acreditações

 


O Cepel possui mais duas acreditações pela Cgcre. Uma no âmbito da RBLE e outra, no da Rede Brasileira de Calibração (RBC). A primeira é para ensaios em refrigeradores e condicionadores de ar e para lâmpadas e luminárias, realizados, respectivamente, nos laboratórios de Refrigeração e de Iluminação do Departamento de Laboratórios do Fundão (DLF), cuja última revisão de escopo ocorreu em fevereiro de 2018. A próxima reavaliação deve ser realizada até novembro deste ano.

 


Já a segunda acreditação é para calibrações de instrumentos e sistemas que envolvem medição de grandezas relacionadas com Eletricidade e Magnetismo, ou seja, Capacitância, Resistência, Potência, Tensão e Correntes Elétricas (alternada e contínua) e Impulso Atmosférico de Tensão, com intervalo de Tempo e Frequência e com instrumentos de medição de Torque, mais especificamente Transdutor de Torque. A última revisão de escopo ocorreu em março de 2017, e a próxima deve ser realizada até junho de 2020.

 


“Todo o conjunto de laboratórios de ensaio e calibração formais do Cepel, tanto os que possuem acreditação para ensaios e calibrações, quanto os que não a possuem formalmente pela Cgcre, integram o Sistema de Gestão da Qualidade do Cepel, que começou a ser estruturado no Centro em 1991 e, atualmente, está consolidado com base principalmente na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025”, ressalta o diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental do Cepel, Orsino Borges de Oliveira Filho. “Desta forma, complementa Orsino, o Centro mantém uma infraestrutura laboratorial competente para produzir resultados com a garantia de qualidade técnica requerida por serviços e projetos de pesquisa”.