Laboratórios do Cepel recebem Selo Procel

Laboratórios do Cepel recebem Selo Procel

27-12-2017

Os laboratórios de Iluminação, Refrigeração e Motores do Cepel receberam certificados do Selo Procel de Economia de Energia. A premiação foi entregue no último trimestre de 2017.

O objetivo do Selo é indicar ao consumidor produtos que apresentam os mais elevados níveis de eficiência energética. No caso do Cepel, o certificado é um reconhecimento às ações desenvolvidas no âmbito da eficiência energética em questões relacionadas aos equipamentos de iluminação, motores elétricos, refrigeradores, congeladores e condicionadores de ar.

Objetivo é destacar equipamentos mais eficientes do mercado

Instituído por Decreto Presidencial, em 8 de dezembro de 1993, o Selo Procel de Economia de Energia tem como objetivo ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor ter informações acerca dos equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes. Em 1994, foram estabelecidos os critérios de concessão do Selo. Depois disso, começaram a surgir os primeiros produtos com os Selos Procel: freezers e refrigeradores (1995), iluminação (1998) e motores (2001).

“Os laboratórios realizam ensaios para concessão do Selo Procel, participam da elaboração dos regulamentos e auxiliam frequentemente na solução de questões de natureza técnico-científica relacionadas ao tema. Isto é, o Cepel atua como o braço técnico do Procel, e essa atuação vêm sendo reconhecida anualmente pela concessão destes certificados”, explica Maurício Lisboa, chefe do Departamento de Laboratórios da unidade Fundão (DLF).

Maurício Lisboa exemplifica o apoio ao Programa destacando uma das demandas mais significativas ao longo desse ano, a coordenação da Comparação Interlaboratorial na área de iluminação a pedido do Procel. “O Centro estabeleceu os parâmetros, coordenou e foi laboratório de referência, executando análises que permitiram a identificação de incorreções nas metodologias de medição seguidas por alguns dos laboratórios do Programa. A correção de alguns pontos dessas metodologias, sem qualquer questionamento por parte dos laboratórios, também foi um reconhecimento da excelência do Centro por estas instituições. Ações como estas confirmam a eficácia do Programa”, explicou o chefe do DLF.

O Selo é uma ferramenta importante no que diz respeito ao controle do consumo de energia e eficiência energética. No Brasil, a energia elétrica é gerada em sua maior parte de forma limpa e renovável, por meio da água dos rios. Para preservar os recursos naturais e ainda economizar na fatura da conta de energia, é necessário o uso consciente da energia elétrica.