• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Modelagem de transformadores foi tema de workshop internacional no Cepel

Notícias

Modelagem de transformadores foi tema de workshop internacional no Cepel

16-04-2018

A apresentação de técnicas de modelagem de transformadores de potência para estudos de transitórios eletromagnéticos em alta frequência e a troca de experiências com especialistas nacionais e internacionais foram os destaques do workshop High Frequency Transformer Modeling and Its Application in Power System Transient Studies, promovido pelo CE C4 do Cigré-Brasil, no dia 12 de abril, na Unidade Fundão do Cepel.


Na cerimônia de abertura, o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Cepel, Raul Balbi Sollero, ressaltou a atuação do Cigré no desenvolvimento e difusão de estudos visando à sua aplicação prática nos sistemas. Especificamente sobre o tema, considerou: “O Cepel está muito empenhado em contribuir para a missão das concessionárias de manter seus ativos em máxima disponibilidade possível. A questão da suscetibilidade dos transformadores a eventuais problemas, como sobretensões transitórias, é uma destas preocupações e uma motivação para realização deste workshop”.


Também participaram da abertura o coordenador do CE C4 do Cigré-Brasil, Dalton de Oliveira Camponês do Brasil; o coordenador do working group High-frequency transformer and reactor models for network interaction studies (JWG A2/C4.52) do Cigré Internacional, Bjørn Gustavsen; e a secretária do JWG A2/C4.52 e próxima coordenadora do CE C4, Angélica da Costa Oliveira Rocha. O pesquisador do Cepel Rogério Azevedo (DLE), membro do JWG A2/C4.52, participou da organização do evento.


O workshop contou com mais de 60 participantes, reunindo renomados especialistas, dentre eles o professor Robert Degeneff e o engenheiro Jim McBride, que desenvolvem trabalhos sobre a temática no IEEE. Neste sentido, o coordenador do CE C4, Dalton Oliveira, assinalou que o número de inscritos comprova o interesse da comunidade científica, mesmo em se tratando de um tema tão específico.


A secretária do JWG A2/C4.52, Angélica Rocha, traçou um breve histórico dos trabalhos sobre altas frequências em transformadores no âmbito do Cigré, desde o final da década de 1970 até os estudos que vêm sendo desenvolvidos pelo JWG A2/C4.52 há cerca de três anos. Segundo a engenheira eletricista, “com o passar dos anos, em função das novas tecnologias, os estudos vão tendo continuidade e ganhando novos contornos”.


Já o coordenador do JWG A2/C4.52, Bjørn Gustavsen, destacou os avanços obtidos pelo grupo, especialmente junto aos fabricantes, bem como seu atual foco em disponibilizar técnicas de construção de modelos de transformadores para análise de fenômenos em alta frequência para concessionárias e indústria do setor.


No decorrer do workshop, Gustavsen e os membros do JWG A2/C4.52 Hans Kristian Høidalen, professor da Norwegian University of Science and Technology (NTNU); e Álvaro Portillo, da WEG, fizeram apresentações sobre três abordagens para a modelagem de transformadores: modelos caixa-preta, caixa-cinza e caixa-branca.


A experiência do Cepel


As experiências do Centro em medições de transitórios eletromagnéticos de alta frequência também estiveram em pauta por meio da palestra do pesquisador Carlos Magno Vasques (DLE). O especialista apresentou três projetos em desenvolvimento pela instituição. Um deles é o SMARTe, um sistema de medição e análise de transitórios eletromagnéticos instalado em autotransformadores de 765/345kV, na subestação de Tijuco Preto de Furnas.


Os outros dois projetos apresentados pelo pesquisador dizem respeito a medições de transitórios de frente rápida (VFTO – “Very fast transient overvoltage”) em transformadores de 500/138/13,8 kV, associados a manobras de chaves seccionadoras em uma subestação isolada a gás SF6 (GIS), e em transformadores de corrente em 500 kV.

Jim McBride, chairman do comitê Power Systems Instrumentation and Measurements do IEEE PES, também apresentou sua experiência em medições de transitórios eletromagnéticos em transformadores e reatores de potência.