Novo diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental toma posse

Novo diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental toma posse

26-10-2017

O engenheiro eletricista Orsino Borges de Oliveira Filho é o novo diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental do Cepel. Orsino Borges tomou posse durante a 29ª Assembleia Geral do Cepel, realizada na terça-feira, 17 de outubro, na Unidade Fundão. Borges sucedeu a Alcêo Mendes de Souza Junior, que ocupou o cargo de setembro de 2012 a agosto de 2017.

A cerimônia de posse contou com a presença dos demais integrantes da Diretoria Executiva do Cepel: Marcio Szechtman, diretor-geral; Raul Sollero, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; e Aracilba da Rocha, diretora Financeira e Administrativa. Também estiveram presentes integrantes do Conselho Deliberativo do Centro. Após a Assembleia Geral, diretores e conselheiros participaram da 192ª Reunião do Conselho Deliberativo do Cepel.

Currículo

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1984), Orsino Borges é mestre em Engenharia Elétrica (1991) e pós-graduado em Gestão do Conhecimento (2003), ambos pela Coppe/UFRJ.

Pesquisador do Cepel, de dezembro de 1984 a dezembro de 2013, atuou como assistente da Diretoria de P&D+I do Centro, chefe da Divisão de Alta Tensão e da Área de Conhecimento de Laboratórios e gerente técnico do Laboratório de Calibração. Possui mais de 30 anos de experiência em execução e gestão de projetos de P&D e serviços tecnológicos em Engenharia de Alta Tensão, relacionados com técnicas de ensaio e medição tanto em laboratório quanto no campo.

É membro ativo de grupos de trabalho do Cigré-Brasil e internacional, onde foi coordenador do Comitê de Estudos D1: Materiais e Tecnologias Emergentes de Ensaios e Medição do Cigré-Brasil e representante brasileiro no Study Committee D1: Materials and Emerging Test Techniques do Cigré Internacional, de 2008 a 2014.

Recebeu o "CIGRÉ Technical Council Award 2016" pela profícua participação e pelos serviços técnicos relevantes prestados ao Study Committee D1. Foi gerente de projeto no Programa “Apoio ao Desenvolvimento da Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Pronametro 2014” no Inmetro, de junho 2014 a setembro de 2015. É autor/coautor de mais de 50 artigos apresentados em eventos técnicos nacionais e no exterior.