• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Pesquisador do Cepel assume cargo na PES/IEEE do Rio de Janeiro

Notícias

Pesquisador do Cepel assume cargo na PES/IEEE do Rio de Janeiro

23-06-2017

O pesquisador Renan Pinto Fernandes, do Departamento de Redes Elétricas (DRE) do Cepel, assumiu, em maio, o cargo de presidente do Capítulo da Power and Energy Society da Seção do Rio de Janeiro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (PES/IEEE). O posto era anteriormente ocupado pelo professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Delberis Araujo Lima.

Na organização do IEEE, os capítulos são compostos e geridos pelos membros das sociedades técnicas do IEEE, residentes na região abrangida pela Seção. Além de prestar suporte à Seção, cabe ao presidente participar da organização de eventos e palestras técnicas, auxiliando na divulgação de conhecimento para toda a comunidade técnica da área.

Fernandes conta que recebeu o convite da atual presidente da Seção Rio, Tatiana Mariano Lessa de Assis, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de quem foi orientando de mestrado. “Fiquei muito agradecido pela confiança depositada, pois o cargo de presidente do Capítulo do PES/IEEE vem acompanhado de responsabilidades que acredito estar preparado para assumir [...] Além disso, é uma forma de estreitar os laços entre o Cepel e o IEEE, com benefícios para ambas as partes”, afirma o pesquisador.

Sobre o trabalho do PES/IEEE no Rio, o especialista acrescenta: “As palestras organizadas proporcionam não só contato com pesquisadores renomados da área de Sistemas de Potência, como, também, conhecer, em primeira mão, seus trabalhos e desenvolvimentos internacionais”.

O IEEE

O IEEE é uma sociedade internacional composta por profissionais das áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Nanotecnologia, Comunicação, Biomédica, dentre outras. Seus associados são profissionais e estudantes do mundo inteiro que buscam trocar informações e conhecimento, auxiliando no desenvolvimento tecnológico e científico.

O PES é uma das sociedades que integram o IEEE, atuando na área de Sistemas de Potência, em diversos temas, como: análise de sistemas elétricos em regime permanente e dinâmico; controle; proteção; redes elétricas inteligentes (smart grids); dentre outros.

Para mais informações, acesse: www.ieee.org.br.