• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Pesquisador do Cepel defende dissertação, contribuindo para o estudo de linhas otimizadas

Notícias

Pesquisador do Cepel defende dissertação, contribuindo para o estudo de linhas otimizadas

16-04-2018

O pesquisador Arthur Reis, do Departamento de Linhas de Transmissão e Equipamentos (DLE), defendeu, no fim de março, dissertação de mestrado sobre o desenvolvimento de ferramentas computacionais de cálculo da suportabilidade dielétrica do ar e coordenação de isolamento de linhas de transmissão. Com um tema considerado muito importante para o setor elétrico brasileiro, o trabalho contribui para o estudo de linhas otimizadas com potência natural elevada.


Arthur explica que a motivação para sua pesquisa decorreu do trabalho desenvolvido no Cepel, na área de desenvolvimento e integração de modelos de linhas: "Esse tema também é relevante no cenário do Centro, por apoiar teoricamente experimentos a serem realizados no Laboratório de Ultra-Alta Tensão Externo".


O pesquisador ressalta que o diferencial do trabalho foi o foco em aplicações práticas dos estudos da suportabilidade dielétrica dos isolamentos voltados ao projeto de novas linhas de transmissão em Corrente Alternada. "Sugeri vantagens reais sobre os métodos tradicionalmente utilizados em projeto de linhas, tais como possíveis reduções nas dimensões das torres, levando a melhorias no custo da linha e no seu desempenho no sistema elétrico", assinala ele.

 

 

Quem reitera a importância do estudo realizado por Arthur é o também pesquisador do DLE João Clavio Salari Filho, responsável pela orientação da dissertação no Centro. "No Cepel, não tínhamos uma ferramenta computacional prática e com formulações atualizadas como a que foi gerada no âmbito desta dissertação de mestrado. A pesquisa dele condensou os instrumentos antigos com métodos mais novos”. João Clavio ainda aponta: "Com isso, é possível fazer cálculos mais precisos nas Linhas de Transmissão mais modernas com as tensões mais elevadas, incluindo as linhas com feixes de condutores não convencionais, tema em voga no atual cenário de transmissão brasileiro".


A dissertação “Avaliação da Suportabilidade Dielétrica do Isolamento em Ar e Coordenação de Isolamento de Linhas de Transmissão” foi avaliada pela banca examinadora composta por Antonio Carlos Siqueira de Lima, D.Sc., Coppe/UFRJ; Robson Francisco da Silva Dias, D.Sc., Coppe/UFRJ; João Clavio Salari Filho, D.Sc., Cepel; e Pedro Gomes Barbosa, D.Sc., UFJF. O estudo estará disponível no site da Coppe no final de abril.


Para mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Linhas de Transmissão e Equipamentos do Centro, acesse aqui.