• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Pesquisador do Cepel recebe Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2016

Notícias

Pesquisador do Cepel recebe Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2016

21-12-2016

No último dia 14, o pesquisador do Departamento de Redes Elétricas (DRE) do Cepel Sergio Luis Varricchio recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2016, na categoria “Engenharias IV” pelo trabalho “Modelagem e Análise de Redes Elétricas e Métodos de Redução da Ordem de Modelos Dinâmicos de Baixa e Alta Frequência”. Acompanhado de Francisco Damasceno de Freitas, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília e um de seus orientadores na tese de doutorado, o especialista foi a Brasília participar da cerimônia de entrega dos diplomas na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

“O reconhecimento da qualidade desta tese pela academia e pelos colegas do Cepel é, sem dúvidas, uma grande honra e um grande incentivo para continuar buscando desenvolver trabalhos técnicos de alto nível e em conformidade com as linhas de pesquisa do Departamento de Redes Elétricas”, afirma o pesquisador.

 

A Menção Honrosa (leia mais aqui) a Varricchio foi publicada, em outubro passado, no Diário Oficial da União. Na ocasião, o pesquisador já havia recebido as felicitações de diretores e colegas do Cepel. Agora, com certificado da premiação em mãos, o reconhecimento foi reiterado.

 

Nelson Martins, assistente da Diretoria Geral do Centro e coorientador da tese, não poupou elogios ao pesquisador: “O professor Damasceno e eu contribuímos bastante, mas o mérito pela originalidade, excepcional qualidade e volume do trabalho é, sem dúvida, do Varricchio”.

 

Martins destacou ainda a relação da tese com o programa computacional HarmZs, desenvolvido pelo Cepel com apoio do Sistema Eletrobras e do qual Varricchio é gerente. “O reconhecimento da comunidade científica em geral, refletido nesta premiação, passa mais um atestado de qualidade ao programa, de ampla utilização no setor elétrico brasileiro para o cálculo de distorções harmônicas em sistemas de potência”, afirmou.