• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Pesquisadores do Cepel palestram no Seminário Brasileiro de Pintura Anticorrosiva

Notícias

Pesquisadores do Cepel palestram no Seminário Brasileiro de Pintura Anticorrosiva

18-12-2018

No último dia 5, os pesquisadores Alberto Ordine e Cristina Amorim, do Departamento de Materiais, Eficiência Energética e Geração Complementar (DME), participaram do V Seminário Brasileiro de Pintura Anticorrosiva (SBPA), onde apresentaram a palestra “Padrões de qualidade para serviços de pintura anticorrosiva aplicados ao setor elétrico”. Promovido pela Associação Brasileira de Corrosão (Abraco), o evento reuniu, no Rio de Janeiro (RJ), renomados especialistas para discutir aspectos do segmento de pintura anticorrosiva, como técnicas mais recomendáveis para a proteção de equipamentos e estruturas metálicas em geral.

 

Em sua palestra, os pesquisadores destacaram o quão relevante é atender a padrões de qualidade na realização de serviços de pintura para a garantia de um bom desempenho na área de proteção anticorrosiva. Ressaltaram, também, que a escolha de esquemas e procedimentos de proteção tecnicamente mais apropriados às condições operacionais e ambientais dos equipamentos e estruturas assegura um melhor desempenho anticorrosivo, bem como maior intervalo entre as manutenções, representando uma grande economia a médio e curto prazos. “Além do custo para a manutenção da pintura, é preciso levar em consideração que, em muitos casos, é necessário tirar os equipamentos de operação, indisponibilizando  os ativos”, complementam.

 

Também estiveram presentes no evento o técnico Marcos Sá,  do Departamento de Laboratórios do Fundão, e os estagiários Felipe Garcia e Victor Freitas, todos integrantes da equipe do Laboratório de Corrosão do Cepel.