• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Pesquisadores do Cepel participam do maior encontro de óleo e gás da América Latina

Notícias

Pesquisadores do Cepel participam do maior encontro de óleo e gás da América Latina

08-10-2018

Entre 24 e 27 de setembro, os pesquisadores do Cepel Heloisa Furtado (DME1), Bruno Reis Cardoso (DME), Fernanda Figueiredo Martins dos Santos (DME), Ricardo Dutra (DME) Josélio Sena Buarque (DLF2) e André Tomaz de Carvalho (DLE3) participaram, pela primeira vez, da Rio Oil & Gas 2018, maior evento da indústria de energia brasileira e um dos mais importantes do mundo neste setor. Realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro, esta edição da feira contou com 4200 congressistas e 32 mil visitantes.


Os pesquisadores do Cepel proferiram palestras na Ilha de Integridade de Equipamentos, uma iniciativa inédita dentro da Rio Oil & Gas. Concebida e patrocinada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a Ilha consistiu em um espaço aberto e dinâmico, no qual a comunidade técnica teve a oportunidade de conhecer e discutir temas de seu interesse.

 


A Ilha contou com o estande das associações científicas ABCM (Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas), Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), Abraco (Associação Brasileira de Corrosão) e Cepel. Neste espaço, além da possibilidade de confraternização dos especialistas em integridade estrutural, as empresas associadas puderam divulgar seus produtos e desenvolvimentos. No centro da Ilha foi montado um pequeno anfiteatro, onde foram apresentadas as palestras.

 


Os temas abordados pela equipe do Centro abrangeram aspectos relacionados a materiais resistentes a altas temperaturas, através de monitoração de deformações e modelagem matemática, e a experiência da instituição na utilização de ensaios não destrutivos para verificar a integridade de equipamentos de geração elétrica.

 


“Acreditamos que a Integridade de Equipamentos pode contribuir cada vez mais para uma indústria competitiva, ética e socialmente responsável”, assinalaram os especialistas do Cepel ao término do evento.


________________________________________________________
1 Departamento de Materiais, Eficiência Energética e Geração Complementar
2 Departamento de Laboratórios do Fundão
3 Departamento de Linhas de Transmissão e Equipamentos